Angeli é diagnosticado com afasia e encerra carreira de cartunista
Doença é a mesma que levou Bruce Willis a interromper trabalho nos cinemas aos 67 anos, no mês passado
atualizado
Compartilhar notícia
O cartunista paulistano Angeli, de 65 anos, anunciou que está interrompendo sua carreira após receber o diagnóstico de afasia progressiva primária — mesma doença que levou Bruce Willis a pausar sua carreira aos 67 anos no mês passado. A informação foi divulgada em primeira mão na Folha de São Paulo, jornal com o qual Angeli trabalhou nos últimos 50 anos, e confirmada nas redes sociais do artista.
“É com tristeza e coragem que a família e os amigos de Angeli comunicam o fim, por questões de saúde, da histórica colaboração entre o autor e a Folha de S. Paulo. Após 51 anos de carreira, quase 50 deles no jornal, é num misto de emoção e tristeza e também orgulho que ele se despede desse espaço que foi, ao longo de décadas, uma janela para que os leitores pudessem observar o talento indescritível de um dos maiores artistas que o Brasil tem”, diz o texto postado no perfil de Angeli.
“Agora que esta nova etapa se inicia, deixamos aqui um agradecimento especial aos leitores que foram os grandes parceiros de Angeli durante essas cinco décadas. Com eles, seguiremos celebrando a obra de Angeli em novas publicações e exposições. Punk is not dead”, conclui a nota.
Eleito por 16 anos consecutivos (1997 a 2012) como melhor chargista brasileiro no festival de quadrinhos na premiação HQ Mix, Angeli começou a trabalhar aos 14 anos na revista Senhor, além de colaborar em fanzines. Em 1973 foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo, com o qual colaborou por cinco décadas.
Anos depois, em 1983, lançou a revista Chiclete com Banana, um sucesso editorial com tiragem inicial de 20 mil exemplares, que chegou a atingir 110 mil. Altamente influente, a publicação contava com a colaboração de nomes como Luiz Gê, Glauco, Roberto Paiva, Glauco Mattoso e Laerte Coutinho e é considerada até hoje uma das mais importantes do segmento de quadrinhos adultos no Brasil.
Desde 2012, sua Oora está sendo publicada pela Editora Cia. das Letras (Todo Bob Cuspe, O Lixo da História, Toda Rê Bordosa).
Doença também interrompeu carreira de Bruce Willis
No mês passado, a família de Bruce Willis, de 67 anos, anunciou que o ator norte-americano estava interrompendo sua carreira no cinema e na TV por causa da afasia.
A doença é normalmente causada por acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo craniano em decorrência de causas externas ou tumor cerebral. O paciente afásico perde a capacidade de se comunicar verbalmente e/ou de entender a fala de outras pessoas, chegando, por vezes, a perder a também perder as habilidades de leitura e escrita. Os prejuízos vão depender das áreas cerebrais afetadas pela lesão.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.