metropoles.com

André Valadão se defende após fala sobre LGBTs durante culto

André Valadão divulgou um manifesto, nesta segunda-feira (10/7), onde se defende da acusação de ter incitado ódio contra a comunidade LGBT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de André Valadão. Ele é branco, tem cabelo preto e sorri para a foto. Na imagem, ele utiliza roupas brancas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de André Valadão. Ele é branco, tem cabelo preto e sorri para a foto. Na imagem, ele utiliza roupas brancas - Metrópoles - Foto: Reprodução

Após se envolver em uma série de polêmicas por falas que davam a entender a defesa de que fiéis deveriam matar pessoas da comunidade LGBTQIA+, o pastor André Valadão divulgou um manifesto, por meio de sua assessoria de imprensa, onde se defende das acusações e diz que seu discurso foi “tirado de contexto”.

No texto, Valadão afirma jamais ter incentivado a violência contra pessoas da comunidade LGBTQIA+:

4 imagens
André Valadão
André Valadão
André Valadão
1 de 4

André Valadão

Divulgação/André Valadão
2 de 4

André Valadão

Divulgação
3 de 4

André Valadão

Reprodução
4 de 4

André Valadão

Reprodução

“Não admito, nunca admiti e não autorizo que nossos fiéis agridam, firam, ofendam ou causem qualquer tipo de dano, físico ou emocional, a qualquer pessoa que seja. Repudio o uso de violência física ou verbal a pessoas por conta da orientação sexual. Sou contra o crime de ódio e incitação à violência e, como cristão, defendo que Deus ama o pecador”.

“Apesar da repercussão sobre o culto do dia 2 de julho, preciso dizer que nenhum dos nossos fiéis interpretou o que eu disse da forma como a imprensa divulgou. Não há qualquer relato de agressão ou ameaça”, completa ele.

Valadão, no entanto, diz que não fez “nada além do que repetir o que está escrito na Bíblia”: “Ao me referir à história do dilúvio e de Noé, quis lembrar das consequências que o pecado pode ter sobre todos nós.”

“Foi isso o que quis dizer por tomar as cordas de novo, ‘resetar a máquina’ e recomeçar. Precisamos ser mais firmes no nosso ensinamento da fé e da Palavra. Mas sempre levando o amor à frente de tudo”, finalizou.

Fala de André Valadão

Durante a transmissão de um culto religioso, intitulada Teoria da Conspiração, feita pela Igreja da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos, o pastor fez uma fala que foi interpretada como uma sugestão para que os fiéis matassem pessoas da comunidade. O religioso nega que tenha feito o comentário com essa intenção.

“Agora é a hora de tomar as cordas de volta e dizer: pode parar, reseta! Mas Deus fala que não pode mais”, afirma o pastor. “Ele diz, ‘já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’, agora tá com vocês”, disse ele em um trecho da pregação, repleta de falas homofóbicas.

Em entrevista, travesti diz ter feito sexo com André Valadão

MPF pede investigação

Após a confusão, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Polícia Federal (PF) abra inquérito para investigar o pastor André Valadão pela fala. Em despacho assinado na quinta-feira (6/7), o MPF cobrou que Valadão seja intimado a se explicar e que a PF levante os antecedentes criminais do pastor.

O líder religioso atualmente mora nos Estados Unidos. As falas do pastor foram transmitidas pela Igreja da Lagoinha, durante cerimônia em Orlando (EUA). “Agora, é hora de tomar as cordas de volta e dizer: ‘Pode parar. Reseta’. Mas Deus fala que não pode mais”, declarou.

“Ele diz: ‘Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso’. Agora, está com vocês”, continuou Valadão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?