Amigos, fãs e familiares se despedem de Lúcio Mauro, no Rio de Janeiro
Corpo do ator foi velado na manhã desta segunda (13/5), no Theatro Municipal
atualizado
Compartilhar notícia
O corpo de Lúcio Mauro, ator e comediante que morreu no último sábado (11/05/2019), aos 92 anos, foi velado na manhã desta segunda (13/05/2019), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fãs, amigos e familiares se despediram de um dos mais talentosos e prolíficos humoristas do Brasil.
Lúcio Mauro Filho, em entrevista ao G1, celebrou o legado deixado pelo pai. “Um artista como ele é eterno, permanece vivo pela obra gigantesca dele”, disse o também comediante.
Vários personalidades do mundo artísticas compareceram ao velório, como Selton Mello, Marcos Oliveira e Heloísa Perissé. Fábio Porchat enfatizou a marca deixada por Lúcio Mauro para as novas gerações que fazem humor. “Se a gente está aqui hoje, é por causa do Lúcio. Um cara que fez do humor a sua vida e a nossa vida também como espectador e a minha como comediante”, falou à GloboNews.
O corpo do ator deve ser cremado durante a tarda, no cemitério do Caju, em cerimônia reservada para familiares do artista.
Trajetória
Natural de Belém do Pará, Lúcio de Barros Barbalho ficou famoso por seu trabalho na comédia brasileira. Ele estreou na Rede Globo em 1966 e, desde então, participou dos principais programas humorísticos, como Chico City (1973), Os Trapalhões (1989) e Escolinha do Professor Raimundo (1990).
A carreira, no entanto, começou bem antes, nos palcos dos teatros estudantis, quando tinha por volta de 20 anos de idade.
Lúcio Mauro casou-se duas vezes e teve cinco filhos. Entre 1958 e 1970, ele foi casado com a atriz Arlete Salles com quem tem dois filhos: Alexandre Barbalho (ator) e Gilberto Salles (cineasta). Desde 1974, estava casado com Ray Luiza Araújo Barbalho, com quem teve três filhos: Luciane Maria, Lúcio Mauro Filho (ator) e Luanna Barbalho. Ele também deixou cinco netos.
Há três anos, Lúcio Mauro sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foi forte, mas ele resistiu. “Já não era a mesma coisa. Preso a uma HomeCare, ele lutou até suas últimas forças. Ainda teve a alegria de conhecer Liz, a neta inesperada que chegou pra promover o ciclo da vida. Estava internado há quase quatro meses. A esticada foi longa e sofrida”, destacou o filho nas redes sociais.
Em março, o ator completou 92 anos. Na ocasião, Lúcio Mauro Filho publicou uma foto em família durante a comemoração do aniversário de seu pai.
“Esse olhar do vovô para a netinha é de quem ganhou um presente muito especial da vida! A chance de viver a renovação e poder celebrar o ciclo da vida. Que bom, meu velho, que tivemos a sorte de vivenciar esse encontro”, escreveu Lúcio Mauro Filho.
“Só foi possível graças à sua força e também ao amor incondicional que sentimos por ti”, complementou o ator, ressaltando, ainda, a “sorte de carregar o sangue” do pai.
Com informações das agências Estado e Brasil