metropoles.com

Amanda Rodrigues revela outro lado da Operação Calvário em novo livro

Esposa de Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, realiza o lançamento do livro O Outro Lado, no Teatro dos Bancários, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de uma mulher branca, de cabelo louro, sorrindo timidamente com a mão apoiada no queixo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mulher branca, de cabelo louro, sorrindo timidamente com a mão apoiada no queixo - Metrópoles - Foto: Divulgação

Amanda Rodrigues, esposa de Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, lança o livro O Outro Lado no dia 22 de maio, no Teatro dos Bancários, em Brasília. A obra aborda o sofrimento pessoal da autora no ano de 2019, quando a Operação Calvário foi instaurada e ameaçou a segurança de sua família.

Com o livro, Amanda Rodrigues, que foi secretária de Finanças e Empreendedorismo no Estado da Paraíba de 2016 a 2019, afirma que pretende apenas colocar sua versão dos acontecimentos do qual foi vítima.

“Diferente do que podem pensar, não tenho intenção de desacatar, acusar ou afagar ninguém. Estou apenas expondo minha versão, como parte interessada, como o outro lado. Resolvi denunciar todos os abusos que sofremos contando a história no livro”, explica a autora.

4 imagens
Capa do livro O Outro Lado
Amanda Rodrigues
O Outro Lado
1 de 4

Amanda Rodrigues é a autora de O Outro Lado

Divulgação
2 de 4

Capa do livro O Outro Lado

Reprodução
3 de 4

Amanda Rodrigues

Divulgação
4 de 4

O Outro Lado

Reprodução

Consequências da Operação Calvário

A Operação Calvário realizou diversas prisões com o objetivo de desarticular uma organização criminosa infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, além de outros órgãos governamentais. Umas das pessoas presas foi Coriolano Coutinho, irmão do marido de Amanda.

Por conta da ampla divulgação da operação na imprensa, Amanda Rodrigues resolveu escrever o livro e mostrar O Outro Lado, no qual a Operação Calvário, segundo ela, devastou famílias e destruiu reputações de pessoas acusadas sem culpa formada.

Por conta da tensão vivida durante esse tempo, Amanda Rodrigues perdeu dois bebês durante a gravidez. Ricardo Coutinho chegou a perder a guarda de um dos filhos. E, segundo ela relata no livro, Coriolano Coutinho ficou preso 17 meses sem direito a um julgamento.

“Eles destroem sua honra, sua imagem e fica tudo por isso mesmo. Eu não consigo sair; não consigo conversar; não consigo ir à praia”, afirma Coriolano em depoimento incluído em O Outro Lado.

O Outro Lado da Operação Calvário

O livro também traz histórias de outras pessoas envolvidas, como Márcia Lucena, secretária de Educação no primeiro mandato de Ricardo Coutinho à frente do governo da Paraíba que acabou sendo presa.

Além disso, conta com relatos de outros casos que não fazem parte da Operação Calvário, mas se assemelham por conta da suposta forma abusiva como foram conduzidos. Amanda também apresenta artigos de juristas renomados, que criticam os métodos adotados pela Lava Jato, que foram reproduzidos na Operação Calvário.

Para Amanda Rodrigues, O Outro Lado é muito mais do que um livro de denúncias. “É sobre a vida de pessoas que tiveram sua história pessoal e de suas famílias devastadas por denúncias sem prova feitas pelo Ministério Público paraibano.”

Importância do lançamento do livro

Com a nova obra, Amanda Rodrigues participou de congressos em Portugal, Argentina e Venezuela. O livro também está sendo utilizado como base para o Projeto de Lei que trata das novas regras para processos de impeachment, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Em Brasília, ela lançará o livro no segundo encontro da rede Lawfare Nunca Mais, no qual trabalha como diretora de comunicação. O termo Lawfare significa o uso de instrumentos jurídicos para fins de perseguição política, destruição da imagem pública e inabilitação de um adversário político, como relatado em O Outro Lado.

“Precisamos divulgar o grande mal que é o Lawfare e fazer com que as pessoas se aprofundem no tema. Espero poder contribuir nesse sentido.”

Amanda Rodrigues

Livro O Outro Lado, de Amanda Rodrigues. Da Comunicação de Fato Editora; 342 páginas. Preço médio: R$ 50.

Lançamento 
Dia 22 de maio, às 18h, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul). Entrada franca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?