metropoles.com

Alvo do MP, jornalista é exonerado da Alesp após falar em matar judeus

José Carlos Bernardi afirmou que o Brasil enriqueceria “se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jose Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan
1 de 1 Jose Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan - Foto: Reprodução

O jornalista José Carlos Bernardi (foto em destaque) foi exonerado do gabinete do deputado Campos Machado (PTB), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde ocupava um cargo comissionado.

A exoneração vem um dia após o jornalista falar em “matar um monte de judeus”. Bernardi, que é comentarista da Rádio Jovem Pan, relacionou o crescimento econômico da Alemanha com o Holocausto. De acordo com ele, o Brasil enriqueceria “se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles”.

3 imagens
Jose Carlos Bernardi
Ele foi acusado de antissemitismo
1 de 3

Jose Carlos Bernardi

2 de 3

Jose Carlos Bernardi

Reprodução
3 de 3

Ele foi acusado de antissemitismo

Reprodução

“É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”, afirmou o jornalista em participação no Jornal da Manhã, na última terça-feira (16/11).

Em nota, o deputado Campos Machado repudiou o comentário de Bernardi, e o classificou como “infeliz”. O político ainda alega que não poderia continuar com os serviços do jornalista tendo em vista o seu “excelente relacionamento com a comunidade” judaica e a “amizade pessoal” com inúmeros judeus.

“Portanto, quero informar que, hoje mesmo, em comum acordo com o profissional José Carlos Bernardi, decidimos que não havia mais condições dele permanecer em meu gabinete, me restando determinar, de imediato, hoje mesmo, as devidas providências para a sua imediata exoneração do cargo que ocupava”, diz o comunicado.

Ministério Público de SP

Após a repercussão do comentário de Bernardi, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento solicitando que a emissora envie a gravação original. O prazo dado pelo MPSP para que a rádio é de três dias.

A intenção é apurar um eventual crime de ódio por intermédio de meios de comunicação, caracterizando antissemitismo por parte do jornalista.

Por meio de nota, Bernardi pediu desculpas e avaliou seu comentário como infeliz: “Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã – Primeira Edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido. Obrigado.”

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?