metropoles.com

Além de Barbie: 5 filmes para conhecer o trabalho de Greta Gerwig

Com um olhar sensível para narrativas femininas, Greta Gerwig é reconhecida por trazer complexidade e profundidade aos seus personagenagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Greta Gerwig em frente a painel da Barbie - Metrópoles
1 de 1 Greta Gerwig em frente a painel da Barbie - Metrópoles - Foto: Reprodução

Atriz, roteirista e diretora, o trabalho de Greta Gerwig vai muito além do aguardado Barbie, que estreia nesta quinta-feira (20/7), no Brasil. Conhecida pelo olhar sensível para narrativas femininas, a cineasta foi a quinta mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Diretor, peo trabalho em Lady Bird.

Reconhecida a partir da repercussão de Frances Ha, Greta é um dos nomes de destaque no Mumblecore — sub-gênero de cinema alternativo caracterizado pela atuação naturalística, diálogos em sua maioria improvisados, produção de baixíssimo custo.

Sua perspectiva única e habilidade em trazer à tona nuances da experiência feminina garantem que seus filmes sejam verdadeiras obras de arte, deixando marcas duradouras na história do cinema.

Enquanto Barbie não chega às telonas, o Metrópoles elenca, abaixo, cinco produções de Greta Gerwig para quem quer conhecer melhor seu trabalho.

Frances Ha (2012)

Responsável por dar mais visibilidade a Greta Gerwig, Frances Ha foi dirigido pelo parceiro profissional e pessoal da cineasta, Noah Baumbach, escrito pelos dois e filmado em preto e branco.

Frances, interpretada por Greta, é uma mulher nos seus vinte e tantos anos que se vê completamente perdida. Sem trabalho, sem ter onde morar, ela vive um conflito existencial, que a leva até Paris e de volta a sua universidade. O papel lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.

4 imagens
Em Adoráveis Mulheres, Greta foi diretora e roteirista
Saoirse Ronan em Lady Bird
Ruído Branco (2022)
1 de 4

Frances Ha foi lançado em 2012

Reprodução
2 de 4

Em Adoráveis Mulheres, Greta foi diretora e roteirista

Reprodução
3 de 4

Saoirse Ronan em Lady Bird

Reprodução
4 de 4

Ruído Branco (2022)

Adoráveis Mulheres (2019)

Baseado no livro Mulherzinhas de Louisa May Alcott, Adoráveis Mulheres tem roteiro e direção de Greta Gerwig. A trama acompanha a história de quatro irmãs com personalidades completamente diferentes, que amadurecem enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Confira, a seguir, mais informações sobre enredo, elenco, repercussão e trailer.

Lady Bird (2017)

Reconhecido com diversos prêmios, como o Globo de Ouro, além de indicações ao Oscar,  Lady Bird acompanha a história de altos e baixos no processo de amadurecimento de uma adolescente que confronta a mãe repressora para seguir o sonho de sair do interior e morar Nova Iorque.

Ruído Branco (2023)

Em Ruído Branco, uma família tipicamente norte-americana encara os conflitos da vida enquanto se depara com questões e dúvidas existenciais de natureza universal. É possível encontrar a felicidade num mundo repleto de incertezas?

Greta Gerwig contracena com Adam Driver, no papel de Babette.

Mistress America (2015)

Também dirigido por Noah Baumbach, companheiro de Greta, Mistress America conta a hitória de Tracy (Lola Kirke) uma caloura solitária em Nova York, sem a experiência excitante da faculdade, nem o estilo de vida glamoroso de uma metrópole que ela havia imaginado. Mas quando conhece Brooke, papel de Greta, com seus planos malucos, tudo se transforma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?