Além de Barbie: 5 filmes para conhecer o trabalho de Greta Gerwig
Com um olhar sensível para narrativas femininas, Greta Gerwig é reconhecida por trazer complexidade e profundidade aos seus personagenagens
atualizado
Compartilhar notícia
Atriz, roteirista e diretora, o trabalho de Greta Gerwig vai muito além do aguardado Barbie, que estreia nesta quinta-feira (20/7), no Brasil. Conhecida pelo olhar sensível para narrativas femininas, a cineasta foi a quinta mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Diretor, peo trabalho em Lady Bird.
Reconhecida a partir da repercussão de Frances Ha, Greta é um dos nomes de destaque no Mumblecore — sub-gênero de cinema alternativo caracterizado pela atuação naturalística, diálogos em sua maioria improvisados, produção de baixíssimo custo.
Sua perspectiva única e habilidade em trazer à tona nuances da experiência feminina garantem que seus filmes sejam verdadeiras obras de arte, deixando marcas duradouras na história do cinema.
Enquanto Barbie não chega às telonas, o Metrópoles elenca, abaixo, cinco produções de Greta Gerwig para quem quer conhecer melhor seu trabalho.
Frances Ha (2012)
Responsável por dar mais visibilidade a Greta Gerwig, Frances Ha foi dirigido pelo parceiro profissional e pessoal da cineasta, Noah Baumbach, escrito pelos dois e filmado em preto e branco.
Frances, interpretada por Greta, é uma mulher nos seus vinte e tantos anos que se vê completamente perdida. Sem trabalho, sem ter onde morar, ela vive um conflito existencial, que a leva até Paris e de volta a sua universidade. O papel lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.
Adoráveis Mulheres (2019)
Baseado no livro Mulherzinhas de Louisa May Alcott, Adoráveis Mulheres tem roteiro e direção de Greta Gerwig. A trama acompanha a história de quatro irmãs com personalidades completamente diferentes, que amadurecem enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Confira, a seguir, mais informações sobre enredo, elenco, repercussão e trailer.
Lady Bird (2017)
Reconhecido com diversos prêmios, como o Globo de Ouro, além de indicações ao Oscar, Lady Bird acompanha a história de altos e baixos no processo de amadurecimento de uma adolescente que confronta a mãe repressora para seguir o sonho de sair do interior e morar Nova Iorque.
Ruído Branco (2023)
Em Ruído Branco, uma família tipicamente norte-americana encara os conflitos da vida enquanto se depara com questões e dúvidas existenciais de natureza universal. É possível encontrar a felicidade num mundo repleto de incertezas?
Greta Gerwig contracena com Adam Driver, no papel de Babette.
Mistress America (2015)
Também dirigido por Noah Baumbach, companheiro de Greta, Mistress America conta a hitória de Tracy (Lola Kirke) uma caloura solitária em Nova York, sem a experiência excitante da faculdade, nem o estilo de vida glamoroso de uma metrópole que ela havia imaginado. Mas quando conhece Brooke, papel de Greta, com seus planos malucos, tudo se transforma.