Caso Alec Baldwin: artistas pedem fim do uso de armas reais no cinema
Grupo de artistas criou petição para tentar banir o uso de armas e munições em sets de filmagem
atualizado
Compartilhar notícia
Menos de uma semana após o acidente causado pelo ator Alec Bladwin, que disparou uma arma de fogo e acabou matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins, um grupo de artistas liderado pelo cineasta Bandar Albuliwi, amigo e ex-colega da vítima, criou uma petição para extinguir o uso de pistolas e munições em sets de filmagem.
No abaixo-assinado virtual, elaborado um dia depois da tragédia, Bandar argumenta que o uso de armas de fogo não é mais necessário em sets de gravação modernos e exige condições mais seguras para as produções cinematográficas como um todo.
“Em 21 de outubro de 2021, perdemos uma diretora incrivelmente talentosa no set de filmagem de Rust, devido a uma arma real carregada com munição. Estou em choque e entorpecido. A bala também feriu o diretor Joel Souza”, escreveu o cineasta na abertura do manifesto.
Bandar também afirmou que é preciso garantir que “essa tragédia evitável nunca mais aconteça” e que não há desculpa para algo assim acontecer no século 21.
“Armas reais não são mais necessárias em sets de produção de filmes. Por favor, assine esta petição e exija que Alec Baldwin use seu poder e influência na indústria cinematográfica de Hollywood para fazer mudanças e proibir armas reais”, conclui Albuliwi.
No abaixo-assinado, que já possui mais de de 27 mil assinaturas até o momento, o cineasta relembrou o acidente com Brandon Lee, que morreu de forma parecida em 1994 durante as filmagens do filme O Corvo. “Não estamos no início dos anos 90, quando Brandon Lee foi morto da mesma maneira. A mudança precisa acontecer antes que mais vidas talentosas sejam perdidas”, disse ele.
A petição está disponível no site Change.org e pode ser assinada gratuitamente.
Demonstrações de apoio
Ganhando força nos últimos dias, a petição conta com o apoio de celebridades como Olivia Wilde (Fora de Série), Holland Taylor (O Show de Truman) e Xander Berkeley (O Exterminador do Futuro 2).
Além disso, os showrunners de séries como The Rookie e The Boys prometeram remover as armas reais de suas produções e criar efeitos sonoros de tiros digitalmente.