Patrimônio imaterial brasileiro é tema de mostra em cartaz na Caixa
A exposição apresenta os 38 bens culturais do país catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
atualizado
Compartilhar notícia
Aberta até 27/3 na Caixa Cultural, a mostra “Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” apresenta os 38 bens culturais do país catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Durante 15 anos, o Iphan tem registrado patrimônios imateriais brasileiros. O conceito estabelecido pelos artigos 215 e 1216 da Constituição Federal de 1988, é composto de bens de natureza material e imaterial, incluídos aí os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.
Recriando ambientes e usando recursos audiovisuais e de interatividade, a exposição divide esses patrimônios em quatro categorias — Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. Fazem parte da mostra, o ofício dos mestres de capoeira e a roda de capoeira; o teatro de bonecos do Nordeste,;o mamulengo de Pernambuco e o sistema agrícola tradicional do rio Negro, e a
Festa do Pau de Santo Antonio de Barbalha (foto), entre outros.
Até 27 de março. Terça a domingo, das 9h às 21h. Na Caixa Cultural — Galeria Principal (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4, 3206-9448). Entrada Franca. Classificação indicativa livre.