Galeria Tachotte & Co realiza debate sobre pintura fora do eixo Rio-SP
Primeiro ciclo de conversas sobre pintura receberá os artistas plásticos Thiago Martins de Melo, Rodrigo de Almeida Cruz e Ralph Gehre
atualizado
Compartilhar notícia
A Galeria Tachotte & Co se uniu ao Espaço Cultural Renato Russo para promover um ciclo gratuito de conversas sobre pintura. No primeiro encontro, marcado para quinta-feira (19/5), às 19h, o projeto traz à cidade o pintor maranhense Thiago Martins de Melo para debater o tema “Pintura fora do eixo Rio-São Paulo” com os artistas brasilienses Rodrigo de Almeida Cruz e Ralph Gehre.
Idealizadora do ciclo de conversas, Mônica Tachotte explica que o projeto surgiu do interesse da galeria Tachotte & Co em fomentar a cena artística de Brasília. “Nosso objetivo é ampliar as questões sobre a pintura contemporânea produzida no DF a partir de um olhar de outros artistas de fora de Brasília”, ressalta.
Artista visual e mestre em psicologia, Thiago Martins de Melo trabalha com pintura, escultura, instalação, animação em stop motion e gravura. Sua linguagem visual conjuga diferentes meios, em composições visualmente densas e com ênfase na materialidade da pintura.
Ao Metrópoles ele explicou a importância do tema tratado no primeiro ciclo de conversas. “Em um país tão desigual, é importante ter consciência da diversidade de pensamento, forma e produção e recusar a lógica de centro e periferia. Discutir essa descentralização, especialmente em um momento difícil para a cultura do país, é sempre importante”, disse.
Convidados
Além de Thiago, a série de encontros no Espaço Cultural Renato Russo contará com a participação de Rodrigo de Almeida Cruz, que costuma se desenrolar através de uma leitura teórica e prática dos discursos, que historicamente constituíram a “tradição pictórica”. Recentemente, foi premiado pelo Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea.
A participação de Ralph Gehre também está confirmada. Natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, o artista chegou a Brasília ainda criança, no início de 1962, e iniciou sua carreira nas artes em 1980. Atuando também como curador, Gehre é figura fundamental para o desenvolvimento da pintura brasiliense e acompanhou de perto a produção de diversos pintores da capital.
Serviço
Ciclo de Conversas sobre Pintura – Pintura fora do Eixo Rio-SP
Gratuito, sujeito a lotação e sem lugar marcado. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Renato Russo.
Endereço: CRS 508, Bloco A, Asa Sul – Brasília.
Informações: https://www.instagram.com/tachotte.co/ https://www.instagram.com/espacoculturalrenatorusso/