metropoles.com

Forúm de mulheres celebra 50 anos do hip-hop com música e debates

8ª edição do Fórum Nacional de Mulheres no Hip-Hop ocorre de 10 e 12 de março, no Sesc do Setor Comercial Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dona Filmes/Divulgação
Vera Veronika
1 de 1 Vera Veronika - Foto: Dona Filmes/Divulgação

Nascido no Bronx, um dos distritos mais efervescentes de Nova York, nos Estados Unidos, o hip-hop celebra cinco décadas de história em 2023 e pelo menos 40 anos de resistência no Brasil. Para celebrar a data e discutir a importância do gênero no contexto social, lideranças femininas do DF promovem entre os dias 10 e 12 de março a 8ª edição do Fórum Nacional de Mulheres no Hip-Hop, no Sesc Presidente Dutra, localizado no Setor Comercial Sul.

Organizado pela Frente Nacional Mulheres no Hip-Hop e pela OSC ACESSO, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, o fórum deve ser o maior maior encontro de mulheres já realizado pelo movimento hip-hop no país.

A programação inclui oficinas culturais, debates, palestras, rodas de conversa, exposições, pocket shows e até um passeio por pontos que revelam o “afroturismo” do DF.

3 imagens
Ela se apresentará no 8º Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop
Apresentação de Vera Veronika e convidadas no 8º Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop está marcada para o sábado (11/3), às 20h
1 de 3

Vera Veronika é uma das rappers veteranos do DF

Donas Filmes/Divulgação
2 de 3

Ela se apresentará no 8º Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop

Dona Filmes/Divulgação
3 de 3

Apresentação de Vera Veronika e convidadas no 8º Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop está marcada para o sábado (11/3), às 20h

“O hip-hop dialoga com o afroturismo à medida que ele é movimento, uma cultura originária das periferias, no gueto, feito por pessoas pretas. E quando a gente pensa em afroturismo em Brasília é esse turismo fora da capital, de quebrada, nas casas de cultura e museus do hip-hop, pontos que muitas vezes não são reconhecidos”, explica a coordenadora geral do evento. 

Outro destaque da programação é a mesa que irá debater o combate ao feminicídio e o empoderamento feminino gerados pelo estilo. “A cultura hip hop é um movimento de transformação social e político. Então a gente pauta nossas demandas, o respeito que a gente exige. O hip hop é uma forma de dialogar com esse público, com essa tomada de consciência”, acrescenta Ravena.

No sábado (11/3), o evento terá apresentações de danças urbanas e afro, mixagem de DJs, além de performances da rapper Vera Verônica e convidadas, batalhas de rima e break dance.

Os debates de sexta (9/3) e domingo (11/3) são restritos a pessoas que se inscreveram antecipadamente. Já a programação cultural de sábado do Fórum é aberta a qualquer interessado. A grade completa de atividades está disponível no Instagram da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop (clique para ser redirecionado).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FNMH2 (@fnmh2)

Serviço
8ª edição do Fórum Nacional de Mulheres no Hip-Hop
De 10 a 12 de março no Sesc Presidente Dutra, localizado no Setor Comercial Sul. Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra. 02, Edifício Presidente Dutra. Programação completa no Instagram da organização: https://www.instagram.com/fnmh2/ 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?