metropoles.com

Adaptações de jogos dominam indústria após sucessos de novas produções

Para especialistas, a série The Last of Us mudou a forma de produzir adaptações de jogos pela qualidade de produção da trama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
The Last Of Us – l
1 de 1 The Last Of Us – l - Foto: Divulgação

Quando se fala em The Last of Us, os gamers logo remetem ao famoso jogo da Naughty Dog, enquanto os apaixonados por televisão relembram da fantástica atuação de Pedro Pascal e Bella Ramsey na adaptação da produção, feita pela HBO e lançada em 15 de janeiro deste ano. No encalço do sucesso da série, o público aprovou a adaptação de Super Mario Bros., um dos mais famosos jogos do mundo, para os cinemas.

The Last of Us encerrou sua primeira temporada em alta, batendo recordes de audiência — apenas o piloto da série alcançou 40 milhões de espectadores em todas as plataformas da HBO —, e transformou a forma de produzir adaptações de jogos para a indústria.

Crítica: The Last of Us usa monstros para falar de luto e humanidade

Fora dos Estados Unidos, The Last of Us alcançou o posto de série mais assistida na história da HBO Max, tanto na Europa quanto na América Latina.

Super Mario Bros: O Filme, lançado em 4 de abril deste ano nos cinemas, se tornou o primeiro longa de 2023 a ultrapassar o marco de US$ 1 bilhão nas bilheterias ao redor do mundo. A produção liderou os cinemas mundiais e encantou o público com o remember do jogo mais famoso e amado da Nintendo.

7 imagens
Ellie é vivida por Bella Ramsey
Pedro Pascal e Anna Torv em The Last of Us
The Last of Us é uma adaptação de videogame
The Last of Us
1 de 7

Melanie Lynskey em The Last of Us

Reprodução
2 de 7

Reprodução/Guia de Séries
3 de 7

Ellie é vivida por Bella Ramsey

Divulgação
4 de 7

Pedro Pascal e Anna Torv em The Last of Us

Divulgação
5 de 7

The Last of Us é uma adaptação de videogame

Divulgação
6 de 7

The Last of Us

Divulgação
7 de 7

Pedro Pascal em The Last of Us: ator vive Joel

Divulgação

Além disso, Super Mario Bros: O Filme bateu o recorde de maior adaptação de videogame de todos os tempos nas telonas, superando Warcraft e Pokémon: Detetive Pikachu.

Crítica: Super Mario Bros. é viagem nostálgica pelo universo Nintendo

Mas o que mudou para que essas produções específicas conquistassem o público, considerando que as adaptações de jogos para o cinema não é grande novidade? Street Fighter, Resident Evil, Tomb Raider, e outros que o digam.

De acordo com especialistas no assunto, a resposta é simples: a qualidade das produções e o alto investimento na fidelidade das histórias.

Qualidade das produções

Marco Victor, editor do site Jornada Geek, e Erick Lima, editor do site Portal do Nerd, concordam quando tentam explicar o motivo do sucesso estrondoso de The Last of Us e Super Mario Bros: O Filme. Ambos citam acerto de abordagem e fidelidade das produções.

“Falando pelo histórico de adaptações que tivemos até hoje, o grande diferencial de The Last of Us, o filme do Super Mario, e até mesmo Sonic, para alcançar o sucesso foi justamente um acerto na abordagem. E, em partes, ser fiel ao material original”, aponta Marco.

“Ao longo dos anos tivemos muitas outras tentativas frustradas de adaptações de grandes franquias, como Resident Evil e até mesmo Assassin’s Creed. Contudo, o roteiro em muitas vezes acaba deixando muito a desejar justamente por não saber aproveitar o que estava presente nos jogos. Os acertos recentes podem provar que uma lição foi apreendida”, completou.

Já Erick ponderou: “Quando um jogo toma proporções gigantescas e fica muito famoso, logo a gente já imagina ele adaptado nas telonas ou em séries, muitos já parecem um filme por si só. O que explica o sucesso de The Last os Us e Super Mario é que as adaptações são bem-feitas, diferente de grande parte das adaptações de videogames.”

Melhor e pior adaptação

Marco Victor e Erick Lima também concordaram em outro ponto, quando questionados sobre a melhor adaptação de videogame que já assistiram. Ambos afirmaram: The Last of Us! Eles também apostaram na mesma ficha quando responderam sobre a pior adaptação: Resident Evil.

“O motivo é simples: embora tenha cortado muito das cenas de ação que temos ao longo do jogo, a adaptação manteve o principal: desenvolveu seus personagens, e suas relações. Isso, é claro, abre caminho também para que muitas situações sejam exploradas em suas temporadas seguintes”, explica Marco.

“O principal efeito para isso [o sucesso da série], foi colocar o criador do jogo Neil Druckmann como peça chave na criação da adaptação”, opina Erick.

The Last of Us foi uma aula de adaptação por não inventar demais, foi pé no chão e construiu algo que foi diretamente tirado dos jogos.

Erick Lima

Vale lembrar que, ainda este ano, existe a promessa de lançamento de adaptações dos jogos God of War, Death Stranding, Gran Turismo, Minecraft e outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?