Abusos de João de Deus são retratados em peça de teatro
O espetáculo teatral ESTUFA – Um Falso Testemunho debate os abusos de João de Deus por meio da mistura de histórias reais e ficcionais
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz Lauanda Varone sobe ao palco do teatro da Caixa Cultural neste fim de semana, 9 e 10 de março, para contar parte da própria experiência com o médium João de Deus. No espetáculo ESTUFA – Um Falso Testemunho, ela mistura a própria história com elementos ficcionais para falar sobre situações que viu e viveu dos 13 aos 28 anos, quando frequentou a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO).
Na peça, a idealizadora do projeto interpreta uma personagem que recebe pessoas para uma experiência sobre plantas carnívoras e trabalha o simbolismo nos detalhes. Para a Lauanda, essa é uma forma de ressignificar o que viveu enquanto frequentou o espaço.
“Eu estava em Abadiânia quando soube das denúncias, e vi minha história sendo contada ali. Eu ia pelo menos quatro vezes ao ano para lá. Fiquei um ou dois anos inteiros sem querer ver notícias sobre o assunto. Depois não deu mais, eu precisava transformar isso”, afirmou em nota divulgada à imprensa.
Ela ressaltou ainda que deseja que o espetáculo gere conversas sobre o assunto e provoque diferentes reações em homens e mulheres, como foi pensado na concepção do texto.
ESTUFA – Um Falso Testemunho
Dia 9 de março, às 19h30 e às 21h20; e, 10 de março, às 18h e às 20h30, na Caixa Cultural Brasília (SBS, quadra 4, lotes 3/4). Ingressos: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira). Não recomendado para menores de 16 anos.