metropoles.com

A Mulher na Janela: novo hit da Netflix e Amy Adams debate agorafobia

Protagonizado por Amy Adams, longa acompanha uma psicóloga que sofre do transtorno e acaba testemunhando um crime da janela de sua mansão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
a mulher na janela 3
1 de 1 a mulher na janela 3 - Foto: Netflix/Divulgação

Lançado na última sexta-feira (14/5), A Mulher na Janela é o filme mais assistido da Netflix neste início de semana. Protagonizado por Amy Adams, o suspense conta ainda com elenco recheado de outras estrelas, como Gary Oldman, Julianne Moore e Anthony Mackie.

O longa acompanha a psicóloga infantil Anna Fox (Adams), que sofre de agorafobia. Confinada em casa, ela começa a observar pela janela a vida aparentemente perfeita dos vizinhos da frente. Um dia, porém ela acaba testemunhando um violento crime, que vira sua vida de cabeça para baixo.

Apesar de dividir a crítica especializada, a trama de A Mulher na Janela acabou deixando muita gente de cabelo em pé. Além da trama instigante, o filme levanta um debate a respeito do transtorno conhecido como agorafobia. Mas você sabe o que é?

A agorafobia é uma doença crônica que pode durar anos ou por toda a vida e que pode acarretar em outro problemas. Cerca de 30 a 50% das pessoas que apresentam esse tipo de transtorno, também sofrem de síndrome do pânico. A doença afeta mais mulheres que homens, sendo de 2 para 1.

“É um tipo de ansiedade comum inclusive, mas que seu facilitador está na ocorrência de alguns episódios de ataques de pânico. Um indivíduo que apresenta tal distúrbio, tende a ficar dentro de casa, pois tem medo de sair já que em sua mentalidade é perigoso, mesmo não sendo”, explica o PhD, neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu Rodrigues.

5 imagens
O longa tem Amy Adams como protagonista
E astros como Gary Oldman, Anthony Mackie e Julianne Moore no elenco
E debate a agorafobia, transtorno vivido pela protagonista
PHD e neurocientista Fabiano de Abreu falou sobre o tema
1 de 5

A Mulher na Janela é o filme mais assistido da Netflix nesta semana

Reprodução
2 de 5

O longa tem Amy Adams como protagonista

Netflix/Divulgação
3 de 5

E astros como Gary Oldman, Anthony Mackie e Julianne Moore no elenco

Netflix/Divulgação
4 de 5

E debate a agorafobia, transtorno vivido pela protagonista

Netflix/Divulgação
5 de 5

PHD e neurocientista Fabiano de Abreu falou sobre o tema

Divulgação

Para o especialista, o filme apresenta de forma interessante, o medo e a reclusão resultado de um trauma relacionado à perda. “As situações são antecipadas no imaginário e são desencadeadas por um simples medo do que poderia acontecer ou não. A pessoa faz uma projeção de uma realidade que, na maioria das vezes, não vai acontecer”, disse.

Entre os principais sintomas da agorafobia, o neurocientista pontua os medos de multidão, enfrentar filas, lugares fechados, transportes públicos, espaços abertos e solidão. A maioria dos casos surgem antes dos 35 anos e o diagnóstico é feito por um período de 6 meses ou mais.

O processo do tratamento é considerado bastante desafiador pois é realizado por meio de terapia de exposição, no qual o indivíduo é auxiliado a pensar, aprender novas habilidades e se comportar de outra maneira diante de situações que originam o medo.

Veja o trailer do filme:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?