5 livros para conhecer Han Kang, vencedora do Nobel de Literatura
Autora do sucesso de vendas A Vegetariana, Han Kang foi a primeira autora sul-coreana a receber o Nobel de Literatura
atualizado
Compartilhar notícia
Han Kang, aclamada escritora sul-coreana, foi laureada com o Prêmio Nobel de Literatura 2024 pela Academia Sueca, em Estocolmo. Segundo a academia, a premiação foi concedida por “sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Han Kang é a primeira autora sul-coreana a receber o prêmio. Nascida em 1970 na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, ela é filha do romancista Han Seung-wonn. Desde 1993, Kang se dedica especialmente à arte e à música, começando sua carreira com poemas publicados na revista Literatura e Sociedade.
Seu romance A Vegetariana (2007) foi o responsável por seu maior destaque internacional. Dividido em três partes, o livro examina as drásticas repercussões da decisão de sua protagonista em parar de comer carne, o que provoca rupturas em sua vida familiar e social.
Para além do best-seller, confira, abaixo, três obras para se aprofundar no trabalho de Han Kang:
Atos Humanos (2014)
Também disponível no Brasil, este livro mergulha nos horrores do levante estudantil de Gwangju, em 1980, revelando a brutalidade política e os efeitos duradouros do trauma coletivo em diferentes personagens.
Livro Branco (2016)
Publicado no Brasil, esta obra poética e introspectiva explora luto e memória, baseada na história pessoal da autora com a perda de sua irmã recém-nascida. Han Kang reflete sobre a natureza da vida e da morte em uma narrativa delicada e envolvente.
The Vegetarian and Other Stories (2015)
Ainda não disponível em português, essa coleção de contos expande os temas de “A Vegetariana”, explorando as complexidades do desejo, da identidade e da alienação.
The Disaster Tourist (2013)
Também não publicado no Brasil, este romance examina dilemas éticos e ambientais através da história de uma mulher que trabalha em uma agência especializada em destinos de desastres.