metropoles.com

5 livros imperdíveis para entender a mente de assassinos brasileiros

O Metrópoles preparou uma lista com 5 obras que relatam crimes cometidos por assassinos conhecidos em todo Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pedrinho Matador
1 de 1 Pedrinho Matador - Foto: Reprodução

Nos últimos anos, o interesse público por histórias de crimes reais tem crescido exponencialmente, especialmente quando se trata dos intrigantes casos de serial killers. No Brasil, casos notórios como o de Pedrinho Matador e de Suzane von Richthofen têm despertado a curiosidade da população. Por isso, diversos autores têm se dedicado a investigar e retratar as mentes perturbadas por trás de crimes brutais.

As produções de true crime brasileiras também têm ganhado destaque significativo no audiovisual. Casos como o do Maníaco do Parque, que será lançado no Prime Video neste ano, e Pacto Brutal – O Assassinato de Daniela Perez, disponível na HBO Max, são exemplos da aposta da indústria em relatar crimes bárbaros do país.

Com uma narrativa envolvente e uma abordagem investigativa minuciosa, as obras estão se tornando uma parte essencial do catálogo dos streamings e das editoras, cativando o público e gerando discussões sobre justiça, verdade e moralidade.

Para aqueles que desejam mergulhar mais fundo nesse mundo sombrio quando o assunto é literatura, o Metrópoles preparou uma lista com cinco livros essenciais que exploram os perfis e os crimes de alguns dos assassinos mais famosos do país. Confira:

1 – Serial Killers: Made in Brazil

No livro, Ilana Casoy relata sete casos de serial killers brasileiros, três dos quais ela entrevistou pessoalmente: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, um dos casos e depoimentos mais chocantes do currículo da autora, Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho, e Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador. Além deles, a autora se debruça sobre a vida e os crimes de José Augusto do Amaral (Preto Amaral), Febronio Índio do Brasil, Benedito Moreira de Carvalho (Monstro de Guaianases) e José Paz Bezerra(Monstro do Morumbi).

2 – Elize Matsunaga – A Mulher Que Esquartejou o Marido

O livro do escritor Ulisses Campbell conta a história por trás do crime, que mesmo após mais de 10 anos, ainda impressiona o país. Foi em 19 de maio de 2012 que Elize Matsunaga matou o marido com um tiro na cabeça. Em seguida, esquartejou o corpo por cerca de seis horas, distribuindo os pedaços em malas e desovando em uma mata. Como em um filme, Matsunaga tinha planejado passo a passo após o crime.

3 – Suzane: Assassina e Manipuladora

O livro escrito pelo jornalista e escritor Ulisses Campbell narra a trajetória e a história de Suzane von Richthofen antes e depois de mandar assassinar brutalmente os próprios pais. Para coletar informações acerca de Suzane, visto que esta tinha se negado a ser entrevistada por experiências ruins com outros repórteres e também por não ser remunerada, Campbell começou a sair em busca das pessoas próximas a ela.

5 imagens
- Elize Matsunaga - A Mulher Que Esquartejou o Marido
3 - Suzane: Assassina e Manipuladora
Doze dias: A História do Maior Assassino em Série do Brasil
Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio
1 de 5

1 - Serial Killers: Made in Brazil

Reprodução
2 de 5

- Elize Matsunaga - A Mulher Que Esquartejou o Marido

Reprodução
3 de 5

3 - Suzane: Assassina e Manipuladora

Reprodução
4 de 5

Doze dias: A História do Maior Assassino em Série do Brasil

Reprodução
5 de 5

Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio

Reprodução

4 – Doze dias: A História do Maior Assassino em Série do Brasil

Escrito por Danísio Feitosa, a obra conta a vida de Pedrinho Matador, um dos maiores assassinos do Brasil, tendo sido condenado a mais de 400 anos de prisão por matar 71 pessoas. No livro, o autor conta a experiência de viajar de Minas Gerais para São Paulo para conversar com o criminoso pessoalmente e tentar entender a mente dele.

5 – Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio

A reportagem, escrita como thriller policial por Paula Sapuru, Leslie Barreira e Paulo Carvalho, conta a macabra trama, planejada e calculada com rara frieza pelo então maior goleiro do Brasil, Bruno, do Flamengo, que resultaria na morte da jovem Eliza Samudio, em junho de 2010.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?