5 filmes e séries da Netflix para entender o Talibã e o Afeganistão
O Metrópoles selecionou títulos disponíveis na Netflix para quem quer se informar e refletir sobre a situação do país islâmico
atualizado
Compartilhar notícia
Após 10 anos de ocupação, as tropas americanas deixaram o Afeganistão no domingo (15/8), depois que os talibãs assumiram o controle da capital, Cabul. Desde então, situação do país islâmico tem chamado atenção do mundo e deixado muita gente em dúvida: mas, afinal, o que é o Talibã? Por que as tropas americanas decidiram deixar o país? Qual a razão para parte da população tenta fugir pendurada em um avião, protagonizando as cenas chocantes que rodaram o mundo na última semana?
Algumas produções de cinema e tevê ajudam a responder essas perguntas, retratando, sob a ótica da população e dos militares, a vida sob o domínio de regimes fundamentalistas e governos teocráticos. Confira, abaixo, uma seleção com cinco títulos disponíveis na Netflix para se informar e refletir sobre os últimos acontecimentos:
Soldado Anônimo: Campo em Chamas
Traumatizado e desiludido pela guerra, o soldado Chris Merrimette (Josh Kelly) está no comando de uma unidade de fuzileiros que tem a missão ajudar uma Annosh (Cassie Layton), uma mulher afegã famosa por desafiar os Talibãs, a escapar do país. Sem tanques ou apoio aéreo, o grupo terá que contar somente com sua coragem para enfrentar o ataque de fundamentalistas islâmicos fortemente armados.
A Ganha-Pão
Parvana (Saara Chaudry) é uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela precisa se disfarçar como um menino para poder trabalhar e garantir o sustento de sua família.
Indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro em 2018 e premiada em vários festivais mundo a fora, esta preciosa animação, da irlandesa Nora Twomey, fala essencialmente de coragem, mesmo quando as chances de atingir o objetivo são ínfimas.
A Vida Pela Notícia
Após sofrer um acidente no Afeganistão em 2012, o cineasta Hernán Zin se viu em um abismo mental quando todos os seus traumas de guerra vividos nos últimos 20 anos de reportagens implodiram. Solitário, depressivo e com comportamento autodestrutivo, Hernán decidiu entrevistar outros jornalistas para entender o que estava acontecendo consigo mesmo. Os relatos dos traumas sofridos por repórteres de guerras são retratados neste documentário brutal sobre aqueles que se arriscam para manter o mundo informado.
A Hora Mais Escura
Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano, em que o país dedicou todos os esforços para capturar o líder da Al Qaeda — grupo extremista que surgiu no Afeganistão, sob o domínio do Talibã — Osama bin Laden.
Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.
O Califado
A série, que está disponível na Netflix, conta a história de Pervin, jovem mãe que se radicou no Oriente Médio desde que se casou com Husam, membro do Estado Islâmico.
Com um clima sufocante, a série nos mostra o dia a dia das mulheres que vivem em uma região dominada pelo Estado Islâmico que, assim como o Talibã, é teocrático e alija as mulheres de direitos.