metropoles.com

2015 em 10 programas de TV: os melhores lançamentos do ano, segundo o “Metrópoles”

Definitivamente, este foi o ano da consolidação da Netflix. Mas, além do serviço de streaming , as melhores séries da temporada também tiveram espaço na televisão aberta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Netflix/Divulgação
1 de 1 Netflix/Divulgação - Foto: Netflix/Divulgação

Enquanto o futuro das séries de TV parece mesmo apontar para os serviços de streaming, os canais abertos não deixaram a desejar em 2015. Atrações como “Os Dez Mandamentos” e “MasterChef” acumularam boas audiências — e muitos memes nas redes sociais.

Por outro lado, o ano consagrou de vez as novas plataformas. Se “Hannibal” não resistiu aos baixos índices de público e foi cancelado pelo canal aberto NBC, a Netflix estourou de vez com as novidades “Jessica Jones” e “Narcos” — e novas temporadas de “House of Cards e “How To Get Away With Murder”.

Confira nossos destaques da TV em 2015:

“Os Dez Mandamentos”
Adaptada por Vivian de Oliveira, a saga bíblica de Moisés recebeu um tratamento de novela do horário nobre pela rede Record. Com efeitos especiais — nem sempre tão hollywoodianos –, o programa gerou recordes de audiência e inspirou uma enxurrada de memes na internet, sobretudo quando o profeta, vivido por Guilherme Winter, abriu o Mar Vermelho para a passagem do povo. O sucesso rendeu até versão cinematográfica (trailer abaixo), prevista para estrear em 28 de janeiro de 2016.

“Escolinha do Professor Raimundo”
Quem diria que o remake do clássico programa de Chico Anysio (1931-2012) daria certo? Apesar de algumas piadas fora de lugar, a nova versão comandada por Bruno Mazzeo, filho de Chico, foi um ótimo lançamento do Canal Viva. Sem dúvida, parte desse êxito deve-se à perfeita caracterização dos personagens.

https://youtu.be/QUeAX0jYdCA

“Hannibal” (última temporada)
É um tanto curioso que a série mais sombria da safra recente da TV americana tenha sido exibida pelo canal aberto NBC — no Brasil, pelo AXN. A fraca audiência provocou o cancelamento ao fim da terceira temporada, justamente a mais caótica do seriado. No último ano, Hannibal (Mads Mikkelsen) parte para o exílio na Itália após ter sua identidade descoberta pelo FBI, sobretudo Will Graham (Hugh Dancy). O clássico drama doutor-paciente ganha contornos extremos pelas mãos do criador desta versão do serial killer, Bryan Fuller.

“How To Get Away With Murder” (segunda temporada)
Shonda Rhimes diz a que veio logo no primeiro capítulo da segunda temporada — que está em pausa, mas retorna no dia 11 de fevereiro. Revelar determinados detalhes logo no início poderia ter sido um tiro no pé, mas com o roteiro inundado de suspense, fez que os fãs não dormissem de tanta ansiedade para descobrir as novidades de Annalise Keating (Viola Davis) e de seus alunos.

https://youtu.be/ECP1om4esKc

“Jessica Jones”
Há alguns dias, a equipe do Metrópoles fez uma lista com livros e afirmou que 2015 foi ano do feminismo. Talvez, por isso, o seriado estrelado por Krysten Ritter tenha feito tanto sucesso. Mesmo com um roteiro polêmico — alguns desencontros da protagonista incomodaram parte do público –, ele chama a atenção por colocar as violências simbólicas dos relacionamentos amorosos num universo de super-heróis.

“MasterChef”
Exibida pela Band, a segunda temporada representou o ápice do sucesso das atrações gastronômicas no Brasil. Entre broncas dos avaliadores e o desespero dos cozinheiros participantes, o programa foi um dos favoritos dos usuários do Twitter, sempre atentos aos gestos dos jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça e às gafes da apresentadora Ana Paula Padrão. A versão júnior chegou no segundo semestre ao canal.

“Narcos”
Foi outro acerto da Netflix. Além do burburinho em torno da atuação de Wagner Moura, diretores e roteiristas conseguiram montar uma sequência de conflitos instigantes, suficientes para prender o espectador. O comentado sotaque do protagonista brasileiro não ofuscou a história de Pablo Escobar, um personagem fascinante, capaz de despertar ao mesmo tempo raiva e carisma.

“Orange Is the New Black” (terceira temporada)
As novas personagens e o aparente fim do lenga-lenga entre Piper Chapman (Taylor Schilling) e Alex Vause (Laura Prepon) deram um gás na série, que teve uma segunda temporada muito criticada. O último capítulo levou muita gente aos prantos e deixou o público ansioso pelos próximos momentos das detentas da penitenciária Litchfield.

“Sense 8”
Criada por J. Michael Straczynski (“Thor”), Andy Wachowski e Lana Wachowski (“Matrix”), a série estreou em 12 de junho na Netflix. Chegou quietinha, mas conquistou o público muito rápido. A mistura de ficção científica, drama, romance e atores carismáticos garantiu a segunda temporada, confirmada para 2016.

“The Taste Brasil”
Comandado pelos chefs André Mifano, Claude Troisgros e Felipe Bronze, ele parecia mais um programa de gastronomia da GNT. Ledo engano. Além de ser uma das melhores novidades de 2015, mostrou-se um produto bem editado e com receitas não-convencionais. A segunda temporada, com os mesmos mentores, estreia em março do ano que vem.

GNT/Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?