metropoles.com

10 livros com a temática LGBTQIA+ para conhecer no Dia do Orgulho

Nesta sexta-feira (28/6), é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Confira 10 livros para exaltar a data

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Bandeira LGBTQIAPN+ - Metrópoles
1 de 1 Bandeira LGBTQIAPN+ - Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Nesta sexta-feira (28/6), é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em uma luta imparável por igualdade, filmes, séries, documentários, novelas e peças passaram a trazer personagens da comunidade para garantir o que deveria ser básico à sigla: representatividade, conscientização e diversidade.

Na literatura não é diferente! Abaixo, o Metrópoles elenca 10 livros com temática LGBTQIA+ para você conhecer histórias protagonizadas ou escritas por pessoas da comunidade.

 

Em Trinta Segundos sem Pensar no Medo, por exemplo, Pedro Pacífico, mais conhecido como Bookster, aborda como os livros podem nos ensinar sobre o mundo, as pessoas a nossa volta e nós mesmos, além de comentar sobre como eles são capazes de nos resgatar de momentos difíceis, inclusive em sua aceitação como um homem gay.

Já no mundo da ficção, vale menção Os Dois Morrem no Final, de Adam Silveira. No enredo, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte e provam, no decorrer das páginas, a importância de estarmos vivos.

Veja a lista completa:

1. Girls Like Girls: Uma História de Amor entre Garotas

Após perder a mãe, Coley é forçada a morar em uma cidade rural do Oregon com o pai que havia abandonado a família anos atrás. Tentando reconstruir sua vida, ela conta os dias para atingir a maioridade e ir embora. Isso até ser surpreendida por alguém que pode mudar tudo: Sonya.

A jovem é a garota mais popular da escola, uma dançarina premiada destinada a ser um sucesso. Ao contrário dos outros adolescentes da cidade, Sonya é gentil, atenciosa e parece gostar da companhia de Coley. Mas, quando a amizade delas se transforma em um romance, as duas são confrontadas por seus medos e inseguranças.”

Capa do livro Girls like Girls - Metrópoles

2. Os Dois Morrem no Final

Em 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo e Rufus recebem uma ligação da Central da Morte e descobrem que vão morrer naquele mesmo dia. O que fazer quando se tem apenas algumas horas até o fim? Ao se encontrarem por meio de um aplicativo, os dois decidem viver uma vida inteira em um único dia.

3. De Repente Hétero

Com unhas coloridas e esbanjando estilo, Max, de dezessete anos, vive totalmente “fora do armário” e com muito orgulho disso. Sua única frustração é ver a pequena escola em que estuda dominada por casais héteros. Ter um namorado, ficante ou ao menos beijar alguém é tudo o que ele sempre quis, mas ali há poucos garotos queer para escolher.

Dominado pela frustração, ele deseja ter a vida “fácil” dos adolescentes hétero, mas, quando seu desejo é magicamente atendido, as coisas não saem bem como ele esperava.

Com seu mundo de ponta-cabeça e seus relacionamentos em frangalhos, Max embarca em uma jornada para encontrar o caminho de volta à vida que nunca deu valor e à história de amor que achava impossível.

Capa do livro De Repente Hétero - Metrópoles

4. Emma Cobra e a Garota de outra Dimensão

Desde que se beijaram aquela vez na casa da árvore, as coisas ficaram estranhas entre os melhores amigos Emma e Cobra. Ela está cansada de ser abandonada pelas pessoas e fica muito magoada com o silêncio de Cobra, que, por sua vez, está se entendendo como pessoa não-binária e tem medo de Emma não querer ficar com ele em meio a tantas mudanças. Seria necessário um fato apocalíptico para esses dois colocarem o orgulho de lado e voltarem a se falar, mas por sorte, ou azar, é exatamente o que acontece.

5. Gwen & Art não Estão Apaixonados

Desde que nasceu, Arthur Delacey, descendente do rei Arthur e um futuro lorde com fama de devasso, está prometido a Gwendoline, a inteligente e geniosa princesa da Inglaterra. Mas eles parecem concordar em apenas uma coisa: quanto se detestam. Às vésperas do casamento, Arthur é forçado a passar o verão em Camelot para se aproximar de Gwen. Porém, antes mesmo de terminar o primeiro dia de Art no castelo, Gwen o flagra beijando um rapaz.

Mas nem tudo está perdido para Art, que consegue chantageá-la em troca de silêncio após encontrar o antigo diário no qual a pequena Gwen confessava sua paixão pela única cavaleira mulher do reino, Bridget Leclair.

6. Cruzeiro do Amor

Alessandro, ou QueerAndro, como é chamado em suas redes sociais, é um booktoker de sucesso que acabou de ser traído e abandonado pelo namorado Raul.

Agora ele precisa de um namorado de mentirinha para acompanhá-lo em uma publi no Cruzeiro do Amor, e o ator Benício é o escolhido. Três dias em um cruzeiro podem trazer o amor verdadeiro?

7. Uma Pitada de Sorte

As escritoras Gisele e Bruna Baldassari são casadas e há anos escrevem obras de comédia romântica que gostariam de ter lido nos anos 2000. Neste livro, os restaurantes de alta gastronomia, as pequenas ruas históricas e as livrarias da Argentina são cenário para uma relação amorosa que começa em meio a muita confusão. O enredo vai acompanhar a jovem Amélia na luta por se firmar na carreira enquanto se apaixona pela chefe e troca e-mails com uma mulher misteriosa.

8. Amor em Jogo

É neste clima tropical que os leitores são apresentados a Henrique Valente, típico jovem do interior alagoano, que se muda para a capital em busca de um emprego melhor. No entanto, aos 25 anos, frustrado com a carreira e cheio de dívidas, a única alternativa que encontra para alcançar os objetivos profissionais é se inscrever com o ex-namorado, Apolo Brandão, no primeiro reality show de casais LGBTQIAPN+, para concorrer ao prêmio de R$ 2 milhões.

Em uma mistura de Big Brother Brasil, Power Couple e De férias com o ex, os dois protagonistas terão que convencer o país inteiro de que estão namorando, competir com outros casais e ainda sobreviver dividindo a mesma cama. Será que conseguirão manter a atuação até o fim do programa? Ou será que antigas emoções e novos sentimentos vão deixar essa situação ainda mais complicada?

9. Trinta Segundos sem Pensar no Medo

Bookster compartilha experiências e curiosidades sobre sua vida e demonstra ainda como o hábito da leitura é uma boa ferramenta para lidar com a ansiedade e a nossa dependência pouco saudável da internet. Com várias referências a clássicos e textos contemporâneos, Trinta segundos sem pensar no medo descreve como a literatura nos ajuda a entender o mundo e a nós mesmos.

Capa do livro Trinta segundos sem pensar no medo - Metrópoles

10. Cafés & Lendas

A orc Viv deixa seu passado sanguinário para trás e viaja para a cidade de Thune, onde decide abrir uma cafeteria para servir a bebida — nunca antes vista — e outros quitutes. Conforme toca o negócio, ela faz amigos e desperta o interesse da súcubo Tandri, que, por sua vez, também luta contra estereótipos. Nessa jornada de autodescoberta, as duas desenvolvem uma conexão delicada, mas antigos inimigos de Viv vão tentar atrapalhar essa história.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?