10 filmes imperdíveis para assistir neste Dia do Cinema Brasileiro
As opções estão disponíveis em diversas plataformas de streaming
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado neste domingo (19/6). A data tem como objetivo prestigiar as produções nacionais e a cultura local. De filmes mais “artísticos” a produções pop, o auidiovisual do páis tem ganhado cada vez mais destaque no cenário.
A data é comemorada em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, que registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898.
Para comemorar este dia especial, o Metrópoles separou 10 produções nacionais imperdíveis que estão disponíveis para assistir nas plataformas de streaming.
Confira:
Netflix:
Que Horas Ela Volta? (2015): No clássico e premiado filme, Val (Regina Cazé) é uma empregada doméstica que se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina, porém o seu comportamento complica as relações na casa. Clique aqui para assistir.
Alemão (2014): Cinco policiais infiltrados no Complexo do Alemão precisam encontrar uma forma de escapar quando são desmascarados e impiedosamente perseguidos pelos traficantes. O filme conta com a participação de atores como Caio Blat, Cauã Reymond e Marcelo Melo Junior. Clique aqui para assistir.
Lulli (2021): Com a atriz Larissa Manoela como protagonista, Lulli é uma jovem e ambiciosa estudante de medicina que sonha em ser a melhor cirurgiã do mundo, não deixando nada nem ninguém a atrapalhar – nem mesmo o seu recém-ex-namorado. Mas o seu mundo vira de cabeça pra baixo quando ela é eletrocutada por um aparelho de ressonância eletromagnética e começa – ironicamente – a ouvir pensamentos alheios. Agora, a garota que até então era incapaz de ouvir as pessoas ao seu redor precisará aprender sobre as maravilhas e os perigos de saber o que os outros estão pensando. Clique aqui para assistir.
Star+:
O Auto da Boa Mentira (2021): Em quatro histórias inspiradas em contos bem-humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações em que, ironicamente, a mentira é sempre a protagonista. Clique aqui para assistir.
Vale Night (2022): Um “vale night” é o sonho de consumo de todo casal com filho pequeno. E com Daiana e Vini, um casal da periferia paulista, não é diferente. Cansada de lidar com as responsabilidades do primeiro filho, Daiana (Gabriela Dias) resolve pegar um “vale night” para passar a noite com as amigas, mas, para isso, precisa deixar o filho com o pai da criança. Vini (Pedro Ottoni), também entediado, decide levar o bebê para o baile funk, onde tudo vai bem até que ele perde o menino e parte em busca da criança por toda a comunidade, se colocando em situações inusitadas e divertidas para que Daiana não perceba nada. O filme ainda conta com Linn da Quebrada, Yuri Marçal, Tia Má, Jonathan Haagensen e grandes nomes no elenco. Clique aqui para assistir.
Amazon Prime Video:
É Proibido Fumar (2009): Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar. Clique aqui para assistir.
Tapete Vermelho: Em Tapete Vermelho, Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. Clique aqui para assistir.
HBO Max:
O Nome da Morte (2017): No longa baseado em fatos reais, Júlio (Marco Pigossi) é um jovem que vive com a família no interior do Brasil. Por lealdade ao tio Cícero (André Mattos) Júlio mata pela primeira vez. Descobre então uma perturbadora vocação que irá se transformar em ofício. Homem carinhoso, Júlio se casa com Maria (Fabiula Nascimento). Religioso é atormentado a cada disparo, mas segue adiante enquanto vive um mergulho num país sem lei, onde cada vida tem seu preço, mas nenhum valor. Clique aqui para assistir.
O Lobo Atrás da Porta (2013): O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio. Clique aqui para assistir.
Globo Play
Marighella (2021): O filme biográfico mostra a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira. Clique aqui para assistir.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.