Conheça mais
Pouco mais de 500 quilômetros separam Brasília de um foco crescente de tensão e violência no campo. No oeste da Bahia, a escassez de água agravou-se nos últimos anos e acirrou os confrontos entre comunidades ribeirinhas e fazendas do agronegócio. Instaladas na região desde o século 19, famílias de posseiros apontam a irrigação das grandes plantações, iniciada na década de 1980, como principal causa da redução na vazão de rios e da morte de córregos e nascentes.
Revoltados com a falta d’água, os posseiros rebelam-se contra fazendas que sugam os rios e o lençol freático para irrigar lavouras. Advogados e organizações de Direitos Humanos denunciam grilagem de terras e ameaças de pistoleiros.
Sobre os autores
Eumano Silva
Eumano Silva, 54 anos, nasceu em Iturama (MG). Jornalista, formado pela Universidade de Brasília. Em três décadas de profissão, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Diário do Sul, Jornal de Brasília e nas revistas Veja e Veja-Brasília, e no portal Metrópoles. Chefiou na capital as sucursais das revistas Época e Istoé e foi editor-executivo do site Congresso em Foco. Ganhou o Prêmio Jabuti com o livro-reportagem Operação Araguaia – os arquivos secretos da guerrilha (Geração Editorial) e o Esso regional de reportagem. Em 2017, publicou o livro-reportagem A morte do diplomata – um mistério do tempo da ditadura (Tema Editorial).
Gilberto Alves
Gilberto Alves, 58 anos, repórter-fotográfico em Brasília desde 1982, nasceu em Valença (RJ). Trabalhou nos jornais Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Globo, na revista Istoé e no Ministério da Defesa. Participou de coberturas históricas como Diretas-já, campanha para presidente de Tancredo Neves, Assembleia Nacional Constituinte, eleição e impeachment de Fernando Collor de Mello. Desempenhou também as funções de subeditor e coordenador de fotografia. Finalista do Prêmio Esso em 1998, ganhou em 2018 o Prêmio Massey Ferguson com a foto de um ribeirinho desta reportagem publicada pelo portal Metrópoles.
Zip: Cultura Pop e Quadrinhos
Um cataclisma de cultura pop na forma de crítica de quadrinhos
A Confissão de Palomino
Dois amigos. Um segredo. Centenas de mortes. 1998: noite do eclipse
O Levante dos Ribeirinhos
Revoltados com a falta d’água, os posseiros rebelam-secontra fazendas que sugam os rios e o lençol freático para irrigar lavouras
Candango: Memórias do Festival, vol. 1
Uma história oral do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Fale com a gente
Pipoca & Nanquim | CNPJ: 27286425/0001-65
SAC: editora@pipocaenanquim.com.br |
Horário de atendimento: Seg a sexta das 10h às 18h