Faltando quatro dias para o Enem, como controlar a ansiedade?
A coluna desta quarta-feira listou cinco dicas para você administrar a ansiedade nesta reta final de preparação para o exame. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
No último sábado (27/10), assistindo à natação da minha filha, vi um pai alteradíssimo com seu filho porque ele não estava fazendo o movimento de costas corretamente como a professora estava ensinando. O pai berrava: “Filho, olha direito para a professora. Ela não está fazendo assim!”.
O menino, visivelmente constrangido, mantinha seu olhar na professora e tentava, sem muito sucesso, imitar os momentos dela.
Repito, era uma aula de natação. Não havia competição prevista, não havia a expectativa de nada. Nós, pais, temos papel fundamental para fomentar um terreno de medo e ansiedade nos nossos filhos em momentos decisivos.
Se você se identificou com esse pai, peço uma atenção maior para esta coluna. Estamos há exatos quatro dias do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você, pai, precisa refletir sobre seu envolvimento, sua fala, sua expectativa diante da prova do seu filho.
Apesar de este ser um momento importante na vida da maioria dos jovens, caso ele não seja aprovado, não será o fim de sua trajetória escolar. Isso fará parte da história do seu filho. O que é produtivo fazer, neste momento, é dar estrutura, ambiente acolhedor e firmeza na medida.
Uma técnica de relaxamento importante e que poderia ser utilizada para controlar a ansiedade é a Jacobson. A psicóloga comportamental Maria Raquel Gonçalves de Araújo esclarece: “É uma técnica baseada em respiração profunda diafragmática, aliada a contrações seguidas de relaxamentos musculares de parte por parte do corpo humano”.
Conversamos também com Diana Helena, instrutora do DeRose Method, e ela listou cinco dicas para administrar a ansiedade antes do Enem:
- Com o som de um relógio, contar 4 segundos para inspirar, 4 segundos com os pulmões cheios e 4 segundos esvaziando os pulmões. Faça isso durante 3 minutos todos os dias, uma semana antes da prova. No dia do Enem, faça durante 5 minutos.
- Antes de dormir, à noite, visualize o resultado desejado na prova e imagine você realizando o Enem como se estivesse vivenciando o momento, com confiança e acertividade. Imagine como se fosse um filme, rico em detalhes.
Quando você cria a mentalização, gera um arquétipo para a conquista do objetivo.
- Mantenha o corpo e a mente ativos nos dias que antecedem a prova. Quando você faz atividades que despertam sensação de bem-estar, a sua mente se concentra melhor.
- No dia da prova, realize uma rotina natural. Tenha uma boa noite de descanso, um bom café da manhã e uma atividade que seja prazerosa.
O conteúdo já foi assimilado, o período antes da prova é para você descontrair.
Ter em mente que “Eu nunca perco, ou eu ganho ou eu aprendo”. Esse é o passo mais importante. Quando você se preocupa mais com o aprendizado do que com o resultado, seu rendimento na prova é maior!
- Outra dica de ouro é conhecer com antecedência o local da prova. Usar o mesmo transporte que utilizará no dia é importantíssimo para minimizar a ansiedade sobre o deslocamento e a surpresa do local da prova.
No último dia 22, o Inep divulgou os locais de provas e quase uma semana depois 20% dos candidatos não tinham acessado o cartão de confirmação com o endereço de onde fará o exame. Para quem almeja começar um futuro profissional através desta prova, não é aconselhável deixar tudo para a última hora. Imprevistos acontecem e podem influenciar em toda a sua preparação
Lembre-se: o seu resultado dependerá de vários fatores, incluindo o seu poder de organização, tanto de ideias/conhecimentos quanto de antecipação dos “problemas”.
Chegue cedo, sinta-se confiante e controle sua ansiedade. A hora é agora! Dê o seu melhor e certamente os resultados virão na mesma proporção!