metropoles.com

Aprenda como ajudar crianças e adolescentes a estudar português

A série O Que Você Precisa Saber Para Estudar Melhor ensina aos pais e alunos a melhor forma de se preparar para as provas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
istockeducacao
1 de 1 istockeducacao - Foto: iStock

Há vinte anos, quando eu cursava o ensino médio, sabia que, se revisasse os conteúdos da gramática, saberia responder às questões da prova de português.

As questões eram diretas e sem rodeios. Assim, se meus pais quisessem me ajudar, perguntas como “o que é um substantivo? ” ou “o que é um verbo?” já seriam suficientes. Antigamente, a preocupação era só o português normativo, sem atenção à realidade de textos.

Atualmente, o estudo da Língua Portuguesa mudou muito, conforme esclarece a professora Eduarda Lamares. “Hoje, são cobradas questões contextualizadas. Além disso, há uma atenção maior dos livros em conscientizar os estudantes sobre a adequação linguística e não só a mera preocupação de certo e errado. Porque a ideia é ter um falante mais desenvolto, que saiba se adequar a diversas situações”, diz.

Embora algumas provas e instituições ainda cobrem a gramática normativa (aquela dos manuais imensos), há uma tendência em privilegiar a língua em suas várias ocorrências. Isso facilita a vida do aluno, embora não signifique que não precisem aprender também as regras básicas.

Os pais de hoje, ao ajudarem seus filhos nos estudos, devem considerar essa diferença e modificar a forma da participação. A professora Eduarda Lamares dá algumas dicas:

  • Estimular seus filhos a ler desde romances até quadrinhos
  • Incentivar que eles escrevam sempre que tiverem oportunidade. Como em qualquer língua, “são necessários o contato e a prática constantes”, diz a professora
  • Músicas e jogos deixam a experiência de aprender mais divertida. Pedir para que a criança faça uma pequena paródia com a última regra que aprendeu, por exemplo, vai garantir que essa norma seja fixada por muito tempo!

Já a professora Hayane Kimura lembra que seu filho, na hora de estudar, precisa ter atenção aos conteúdos que são pré-requisitos de outros. Geralmente, os alunos chegam aos conteúdos avançados com uma base muito fraca de morfologia, o que muitas vezes torna a gramática mais complicada.

Uma temática como a colocação pronominal, aparentemente fácil, exige muito conhecimento prévio.


Outra grande dica: dicionários devem ser amigos do seu filho. Não só o dicionário “comum”, de significados de palavras. Os dicionários de regências verbal e nominal também são muito importantes para o seu filho aperfeiçoar o uso das palavras.

Não se esqueça que é fundamental que seu filho saiba interpretar o enunciado e o texto dado. Assim, seu papel não é o de interpretar por ele ou explicar o que é exigido no enunciado. Sua função está em dar oportunidade para que ele “vença a fadiga de entender a questão”.

*A série O Que Você Precisa Saber Para Estudar Melhor se propõe a ajudar pais e alunos a descobrir a melhor forma de se preparar para cada uma das disciplinas da escola. Vamos abordar assuntos como rotina, ritmo, técnicas e apontar quais os erros mais comuns que não devemos cometer.


Christiane Fernandes é pedagoga e psicopedagoga, especialista em dificuldades de aprendizagem pela Universidade de Brasília (UnB). É fundadora da Filhos – Educação e Aulas (www.filhosweb.com.br), empresa que atua na área de educação oferecendo aulas particulares em casa há 13 anos. Possui ainda MBA em Gestão Empresarial com Foco em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?