metropoles.com

Descubra qual o melhor ritmo de estudo para o seu filho

Usando a técnica da Prática Distribuída você pode ajudar a estruturar o estudo de crianças de todas as idades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mãe filha negras estudo criança
1 de 1 mãe filha negras estudo criança - Foto: iStock

A partir de hoje vamos começar uma série chamada O Que Você Precisa Saber Para Estudar Melhor. Antes de detalhar a forma mais indicada de se preparar para cada uma das disciplinas da escola, quero abordar a questão da rotina/timing. Ou seja, qual é o melhor ritmo de dedicação para revisar todo o conteúdo de uma prova.

A técnica que mais indico é a Prática Distribuída. Começamos por ela, por que é a base de tudo e pode ser aplicada a todas as disciplinas. O método consiste em rever os estudos ao longo do tempo em vez de concentrar toda a aprendizagem num único bloco. Outro ponto importante: deve ser baseado em exercícios.

A leitura pode ser aprofundada no artigo “Improving Students’ learning with effective learning techniques” elaborado por cinco professores da Kent State University, dos Estados Unidos.

A pesquisa publicada mostra que o tempo ideal de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser absorvido. Assim, se uma pessoa quer lembrar de algo por cinco anos (60 meses), ela deve revisitar o aprendizado a cada seis meses (10% dos 60 meses que compõem os cinco anos).

Vamos analisar o caso do seu filho. Muitas escolas fazem avaliações trimestrais. Assim, o cálculo para o estudo deve ser o seguinte:

  • Avaliações trimestrais = 3 meses = 90 dias
  • 10% de 90 dias = 9 dias
  • Conclui-se que ele terá de rever os conteúdos da prova trimestral a cada nove dias
  • E se o ensino do colégio é bimestral? O intervalo, então, cai para seis dias

Digamos que o aluno não cumpriu o planejado e faltam apenas sete dias para a próxima prova. Ele vai ter que estudar todos os dias. 10% de 7 dias equivale a 0,7 dia – ou seja, aproximadamente, 16 horas. Ele teria de rever todo o conteúdo a cada 16 horas. Conclui-se que ele deverá ler e fazer exercícios todos os dias se a prova/teste for daqui uma semana.

Também pode ser aplicada a um dia, com a fragmentação do estudo em pequenos períodos ao longo de 24h. Mas obviamente intercalados com períodos de descanso: uma hora de manhã, uma hora à tarde, uma hora à noite, por exemplo.

Agora que você já sabe o melhor ritmo para avaliações bimestrais ou trimestrais, vamos detalhar nas próximas colunas como é a melhor forma de estudar cada uma das disciplinas da escola.

*A série O Que Você Precisa Saber Para Estudar Melhor se propõe a ajudar pais e alunos a descobrir a melhor forma de se preparar para cada uma das disciplinas da escola. Vamos abordar assuntos como rotina, ritmo, técnicas e apontar quais erros mais comuns que não devemos cometer.


Christiane Fernandes é pedagoga e psicopedagoga, especialista em dificuldades de aprendizagem pela Universidade de Brasília (UnB). É fundadora da Filhos – Educação e Aulas (www.filhosweb.com.br), empresa que atua na área de educação oferecendo aulas particulares em casa há 13 anos. Possui ainda MBA em Gestão Empresarial com Foco em Estratégia pela Fundação Getulio Vargas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?