metropoles.com

Ao definir as atividades do seu filho, reserve tempo para brincadeiras

Brincar contribui para que as crianças vivam diversos sentimentos, como medo, empatia, angústia, resiliência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
criança
1 de 1 criança - Foto: iStock

Certa vez, fui procurada para elaborar uma grade horária de aulas particulares para uma criança de 13 anos. Ao perguntar sobre as atividades obrigatórias dela, fui surpreendida por uma agenda sem vagas disponíveis no período vespertino – evidentemente, o período matutino já estava ocupado com a escola.

A única opção que me restava era agendar aulas depois das 19h30, de segunda a sexta. Pensei comigo mesma: “Em qual horário esta criança brinca ou estuda?” Concluí que ela só teria brecha à noite, entre 21h e 22h.

Em educação, como em qualquer esfera da nossa vida, o equilíbrio é fundamental. Entendo que somos pressionados por todos os lados para criarmos filhos poliglotas, bem-sucedidos, atletas, tocadores de piano e que façam caridade. Muitos pais preenchem intensamente a agenda de atividades dos pequenos já pensando no que serão na vida adulta.

Mas é preciso ter em mente que, se ele estuda francês, inglês e espanhol, não significa que será um diplomata no futuro. Muitas outras variáveis interagem e resultam no destino de uma criança. Como podemos ajudar? Dando estrutura para ele escolher os caminhos que quer seguir. Lembre-se e internalize isso: o futuro é dele e pode ser diferente do que você idealizou.

Uma dessas estruturas diz respeito às brincadeiras. Por que elas são fundamentais para o desenvolvimento do meu filho? Como a competência cognitiva dele está sendo apurada? Como as brincadeiras exercem impacto na competência social e emocional do meu pimpolho? E como tudo isso é importante para o futuro profissional dele?

As brincadeiras não se limitam a uma forma de divertimento e prazer para a criançada. São meios lúdicos pelos quais elas se expressam e aprendem. Por meio dos jogos, alunos têm a oportunidade de viver fracassos e/ou vitórias e isso lhes permite expressar emoções. Neste mundo, os pequenos também desenvolvem o raciocínio, a atenção, a imaginação e a criatividade – fatores essenciais para o sucesso de qualquer um na vida adulta.

Portanto, lembre-se: ao montar a grade de atividades do seu filho, guarde um espaço nobre pras brincadeiras.


Christiane Fernandes é pedagoga e psicopedagoga, especialista em dificuldades de aprendizagem pela Universidade de Brasília (UnB). É fundadora da Filhos – Educação e Aulas, empresa que atua na área de educação oferecendo aulas particulares em casa há 13 anos. Possui ainda MBA em Gestão Empresarial com Foco em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?