Zoo do DF limita total de visitantes a 1,5 mil por dia no lockdown
Decisão respeita as determinações sanitárias no combate ao novo coronavírus. Dias e horários de visitação seguem inalterados
atualizado
Compartilhar notícia
Depois do Jardim Botânico, chegou a vez de a Fundação Jardim Zoológico de Brasília restringir o público diário a 1,5 mil visitantes. A decisão aparece no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (5/3) e segue as determinações do lockdwon decretado no Distrito Federal no último dia 26, em decorrência do avanço da pandemia do novo coronavírus.
O texto dispõe acerca de medidas temporárias de prevenção à disseminação e ao contágio da Covid-19. Também ficam proibidos eventos de qualquer natureza que demandem espaço de uso coletivo localizado nas dependências do local.
O espaço permanece com o horário de funcionamento inalterado, ou seja, aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Os espaços públicos deverão garantir o distanciamento social. Além disso, a limpeza será intensificada, e as áreas comuns, higienizadas frequentemente para diminuir a proliferação do novo coronavírus. Será disponibilizado também álcool em gel em pontos estratégicos do parque. Apesar de haver bebedouros, é recomendado que os visitantes levem garrafinhas de água.
Também fica determinado o fechamento do borboletário e do museu a fim de evitar aglomeração de pessoas, além da suspensão de realização de eventos presenciais de capacitação e treinamento. Nesse caso, deve-se ser dada preferência a modalidades alternativas, caso o evento não possa ser reprogramado para momento posterior.
Os protocolos e as medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias devem ser observados por órgãos e entidades. Veja algumas regras:
– Limitar e organizar o uso de espaços fechados;
– Priorizar, no atendimento aos clientes, o agendamento prévio ou a adoção de outro meio que evite aglomerações, inclusive com as vendas antecipadas de ingressos;
– Garantir a distância mínima de 2m entre as pessoas;
– Utilizar máscaras de proteção facial;
– Disponibilizar álcool em gel 70%;
– Aferir a temperatura dos servidores, empregados, estagiários, colaboradores e visitantes na entrada do órgão ou entidade;
– Manter os banheiros e demais locais do órgão ou entidade higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal de seus usuários.
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília poderá, a qualquer momento, editar novas medidas ou rever as atuais, visando prevenir o contágio pelo novo coronavírus.