metropoles.com

Zoo: ativistas pedem suspensão de visitas após morte de elefante

Biópsia apontou que animal pode ter sido envenenado. Ação foi ajuizada na Vara de Meio Ambiente do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasilia.
zoo
1 de 1 zoo - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasilia.

Após o Zoológico de Brasília anunciar que a causa da morte do elefante Babu pode ter sido envenenamento, ativistas ajuizaram uma ação civil pública pedindo a suspensão temporária da visitação ao local. De acordo com o documento, manter os portões fechados para o público é uma medida necessária à segurança das outras espécies do zoo.

“Se envenenaram um elefante, qualquer animal pode ser envenenado”, afirmou a autora da ação, Carolina Albuquerque. Além de suspender o acesso do público, propõe-se a instalação de câmeras de vigilância e mudanças nos protocolos de limpeza e alimentação nas jaulas.

Em despacho nesta quinta-feira (22/2), o juiz Carlos de Medeiros afirmou que o pedido de liminar será apreciado e solicitou prioridade para a realização de audiência com vistas à prestação de esclarecimentos sobre os “graves fatos” indicados na ação.

Envenenamento
O elefante Babu, de 25 anos, foi encontrado morto em 7 de janeiro. Na última terça-feira (20), o Zoológico de Brasília anunciou o resultado da biópsia realizada no animal. O exame apontou a presença de substâncias tóxicas, como chumbo, arsênio e mercúrio. Também foram identificados elementos cumarínicos, relativos a um composto altamente danoso aos animais, como causas da pancreatite aguda que matou o paquiderme.

A direção do zoológico não descartou a possibilidade de o envenenamento ter sido um ato criminoso. As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Civil, com auxílio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério do Meio Ambiente. Os resultados de outros exames que podem ajudar a esclarecer o caso devem sair em 30 dias.

Amostras de tecidos para análises complementares de histopatologia e toxicologia foram enviadas a laboratórios de Brasília, Belo Horizonte e Botucatu (SP), pois todos são referências nesse tipo de procedimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?