metropoles.com

Zona Verde: deputados criticam cobrança em estacionamento público no DF

No retorno das votações no plenário da Câmara Legislativa, distritais apresentaram ressalvas e questionamentos ao projeto do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O projeto da Zona Verde, para a implantação de estacionamento pago rotativo em áreas residências, comerciais e mistas do Plano Piloto e Sudoeste, foi alvo de críticas e questionamentos dos deputados distritais nesta terça-feira (4/8).

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou as votações no plenário, com sessões extraordinárias remotas. Antes de apreciarem vetos do governo, parlamentares do governo e da oposição mostraram preocupação com a Zona Verde.  Por ser um tipo de parceria entre o governo local e a iniciativa privada, a proposta, portanto, não depende da aprovação da CLDF para ser implantada.

Filiado no partido do vice-governador, Paco Britto, o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) taxou a proposta de “golpe” do governo contra a população. “Eu sou terminantemente contra isso”, ressaltou.

Sardinha fará audiência pública virtual em 12 de agosto para debater o projeto. Para o parlamentar, a cobrança de estacionamento rotativo em vagas públicas poderá ser ampliada para Taguatinga e outras cidades do DF.

Na avaliação de Chico Vigilante (PT), a Zona Verde privatiza vagas públicas para “entregar R$ 6.985.943.161,26 dos bolsos da população e do DF à empresa contrata para gerir o serviço.” O distrital defende a revisão da legislação local para devolver à Câmara o poder de decisão sobre parcerias público-privadas (PPPs) e similares.

Veja as regras da Zona Verde:

5 imagens
1 de 5

Gui Prímola/Metrópoles
2 de 5

Gui Prímola/Metrópoles
3 de 5

Gui Prímola/Metrópoles
4 de 5

Gui Prímola/Metrópoles
5 de 5

Gui Prímola/Metrópoles

 

Aperfeiçoamento

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) defende que a proposta seja aperfeiçoada, “sem paixões contra ou a favor.” Na visão do parlamentar, o serviço não pode ficar nas mãos de apenas uma empresa, conforme a sugestão do GDF.

Outro ponto de debate, na visão de Grass, é a cobrança nas áreas residenciais. Neste sentindo, o distrital lembrou que blocos de muitas quadras não oferecem estacionamentos internos.

Diante das críticas e questionamentos dos colegas, o líder do governo na Câmara, deputado Cláudio Abrantes (PDT), chamou os deputados para participar de uma reunião com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, na quinta-feira (6/8). O objetivo é dirimir dúvidas, visto que o projeto não será submetido à votação dos distritais.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?