Wander Azevedo, diretor da CEB Distribuição, é demitido
O motivo da saída foi a divergência quanto ao processo de privatização da concessionária de energia, que enfrenta problemas financeiros
atualizado
Compartilhar notícia
Wander Azevedo não é mais diretor-geral da CEB Distribuição. O governador Ibaneis Rocha (MDB) demitiu o gestor do posto. A distribuidora de energia brasiliense enfrenta uma grave crise financeira, com um rombo de R$ 1 bilhão. Nesse contexto, o emedebista estuda novos modelos de administração, inclusive a privatização. A reunião dos acionistas para definição do futuro da estatal está marcada para 19 de junho.
“Foi exatamente por ele (Azevedo) estar divergindo da posição do governo no sentido da privatização ou da liberação da venda das ações da CEB. É uma coisa que entendo como urgente. Nós estamos prestes a perder a concessão se não houver investimento”, afirmou Ibaneis. Segundo o governador, o processo de reformulação administrativa da estatal será concluído ainda neste ano.
“Foi uma decisão do governador. Ele é o controlador da empresa”, confirmou ao Metrópoles o diretor-presidente da CEB Holding, Edison Garcia, que acumulará a função. A decisão foi tomada nessa segunda-feira (03/06/2019).
Segundo Edson Garcia, a CEB Distribuidora enfrenta uma situação delicada e precisa “urgentemente de fontes de alternativas de receitas”. “Neste ano, a empresa tem de conseguir R$ 426 milhões para reduzir o seu endividamento”, disse o presidente da estatal.
O nome de Wander Azevedo foi aprovado em 23/04/2019 pelo Conselho de Administração da estatal. Formado em direito e servidor concursado do Ministério da Economia, foi mais uma indicação oriunda da Esplanada dos Ministérios para integrar a equipe do GDF. O ex-diretor não foi localizado pela reportagem.
Em nota, a estatal informou nesta terça-feira (04/06/2019) que, com a mudança, a empresa “retoma o modelo histórico de governança, em que o diretor-presidente da CEB Holding exerce, de forma simultânea, o cargo de diretor-geral da CEB Distribuição”.