Vítimas da Covid-19 no DF superam mortes por câncer e doenças cardíacas
Os números se referem aos oito primeiros meses de 2018, os dados mais atualizados do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal contabilizou, desde o começo da pandemia, 1.870 mortes por Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Saúde publicado no fim da tarde dessa quarta-feira (12/8).
A quantidade de vítimas da Covid-19 na capital do país superou os óbitos causados por doenças cardíacas e cânceres contabilizados nos primeiros oito meses em 2018, segundo análise do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base no último balanço do Ministério da Saúde.
De janeiro a agosto, 1.781 brasilienses foram vítimas de algum tumor maligno. No mesmo período, 1.172 pessoas morreram por problemas cardíacos. Na conta, estão os óbitos causados por infarto e isquemias.
Veja gráfico:
Brasil
A situação do Brasil é um pouco diferente. Os dados da Covid-19, que até o momento vitimou mais de 104 mil brasileiros, ainda não ultrapassaram as doenças cardíacas nem o câncer. No entanto, o vírus circula pelo país há pouco mais de 5 meses.
Em números gerais, ultrapassa as vítimas de diabetes (44.027) e acidentes vasculares cerebrais (67230), causas comuns entre brasileiros. Se compararmos com pneumonia, complicação recorrente entre os infectados pelo vírus, a diferença é de quase duas vezes.