Vítima que seria atendida por helicóptero do CBMDF morreu antes do acidente
A aeronave de resgate dos Bombeiros caiu na manhã dessa quinta-feira (30/7), em Vicente Pires, quando pousava para realizar o socorro
atualizado
Compartilhar notícia
A vítima de parada cardiorrespiratória que seria socorrida pela equipe que estava no helicóptero do Corpo de Bombeiros que caiu na manhã dessa quinta-feira (30/7), em Vicente Pires faleceu antes da chegada da aeronave.
Segundo a Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu o chamado da ocorrência em Vicente Pires e direcionou “motolâncias” ao local, pois a chegada seria mais rápida.
Chegando no endereço em que estava a vítima, o socorro iniciou manobras de ressuscitação e solicitou auxílio do helicóptero “devido à gravidade do caso”. Antes da chegada da aeronave, contudo, foi constatado o óbito da vítima por parada cardiorrespiratória.
Veja imagens do acidente:
A queda
Na queda, a aeronave atingiu um carro que estava estacionado no local. Por sorte, não havia ninguém dentro do veículo. Antes, a aeronave bateu no telhado de uma faculdade desativada.
O helicóptero tinha 12 anos de uso. Porém, o determinante para a aeronave seguir em operação não é a idade, mas, sim, a manutenção regular. “Você pode ter um avião da Segunda Guerra Mundial que ele pode estar perfeito. O que importa são as revisões”, exemplificou um piloto.
Em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (30/7), o CBMDF reforçou que o helicóptero estava “com todas as revisões em dia, conforme determinam os órgãos de regulação.”
Cinco pessoas estavam na aeronave no momento do acidente. Os ocupantes eram o tenente-coronel Moisés Alves Barcelos (piloto), o major Vinicius Santos Silva, o 2° Sargento Agni de Souza Lacerda, o médico André Japiaçú e a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Vanessa Rocha. Ninguém se feriu gravemente, mas todos os tripulantes foram encaminhados a hospitais para avaliação e liberados em seguida.