metropoles.com

Violência e brigas no trânsito explodem no DF. Relembre casos recentes

Apenas em outubro de 2023, ao menos seis casos de irresponsabilidade no trânsito acabaram em agressão e até assassinato no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Trânsito EPTG faixa exclusiva dpvat
1 de 1 Trânsito EPTG faixa exclusiva dpvat - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Neste mês, brigas e casos de fúria associados à irresponsabilidade no trânsito chamaram a atenção pela escalada no Distrito Federal. A situação mais recente culminou na morte de Islan da Cruz Nogueira, 24 anos, passageiro de um carro que furou uma blitz da Polícia Militar (PMDF), na noite do último sábado (28/10). Só em outubro, ao menos seis ocorrências nas vias da capital do país terminaram em agressão, assassinato e tentativas de homicídio.

No caso de Islan, o motorista do carro em que ele estava, Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, 41, estava embriagado. O condutor foi preso em flagrante depois de fugir da blitz, atropelar um PM e desrespeitar as ordens de parada dos policiais.

Durante a fuga de Raimundo pelo Eixo Monumental, na área central de Brasília, os militares atiraram na direção do carro do empresário e acabaram acertando Islan na cabeça. O jovem morreu na hora. Após audiência de custódia, o condutor teve a prisão convertida em preventiva.

Na última sexta-feira (27/10), um condutor foi atingido por dois tiros após se desentender com outro motorista, no Guará. O vendedor Ewerton da Silva, 27, voltava de um serviço quando houve uma colisão entre o carro dele e uma Mercedes.

Ewerton e o outro motorista desceram dos respectivos veículos e tiveram uma rápida discussão. Depois, voltaram aos próprios carros e seguiram caminho. No entanto, quando o vendedor parou em um semáforo, um pouco adiante do local do ocorrido, o condutor da Mercedes emparelhou e atirou. A vítima foi hospitalizada, mas passa bem. O outro envolvido, que tinha registro de Caçador, Atirador e Colecionador (CAC), foi encontrado morto um dia depois.

Ameaças e tiros

Em 15 de outubro, um servidor da Secretaria de Saúde (SES-DF) foi baleado após “fechar” sem querer o carro de outro motorista, em uma via do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Os veículos colidiram levemente e, depois de uma discussão, a o funcionário público tentou filmar a placa do segundo automóvel envolvido. Porém, o condutor do veículo sacou uma arma e atirou, segundo relato da vítima à polícia. O atirador foi preso dias depois, e a 3ª DP (Cruzeiro) apura o ocorrido.

Quatro dias antes, um CAC atirou diversas vezes contra um carro que transportava duas crianças. O motivo alegado pelo atirador seria uma ultrapassagem na DF-290, próximo a Valparaíso (GO). Após o ocorrido e um bate-boca, o condutor do Chevrolet Monza envolvido no caso foi para o acostamento da pista; então, o condutor do outro automóvel, um Chevrolet Spin, disparou e fugiu. O criminoso acabou detido e, na casa dele, a Polícia Militar encontrou dois rifles, além da pistola usada pouco antes.

Ainda em outubro, no último dia 6, um coronel do Exército Brasileiro atirou três vezes contra um motorista, em um estacionamento público de Taguatinga. Os disparos ocorreram após o militar ser agredido pelo outro condutor, porque havia parado na vaga pela qual o agressor esperava. A vítima baleada foi socorrida por testemunhas e levada para o hospital. Ela não corre risco de morte. O oficial foi detido, e a 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro) investiga o caso.

Veja imagens:

4 imagens
Carro de Ewerton com marcas de tiros
Estacionamento onde coronel do Exército brigou com outro motorista por causa de vaga
Vítima foi socorrida por testemunhas
1 de 4

Ewerton da Silva, 27 anos, vítima dos disparos, foi atingido duas vezes

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Carro de Ewerton com marcas de tiros

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Estacionamento onde coronel do Exército brigou com outro motorista por causa de vaga

Reprodução
4 de 4

Vítima foi socorrida por testemunhas

Reprodução/ Vídeo/ Ceilândia Muita treta
Agressões físicas e verbais

Outros casos envolveram agressões físicas ou verbais. No último dia 10, um motorista fez uma manobra brusca na via, xingou uma motorista de 19 anos e bateu propositalmente no carro dela.

O caso ocorreu no Eixo Monumental, perto da Torre de TV. A vítima circulava pelo balão próximo à 5ª DP (Área Central), quando foi surpreendida por um carro em alta velocidade. O motorista a chamou de “vagabunda” após fazer uma manobra arriscada; em seguida, parou o veículo em frente ao dela e deu ré de propósito, para danificar o carro da universitária. O criminoso foi detido, mas responde em liberdade.

Em 7 de outubro, uma briga de trânsito terminou em uma forte colisão entre dois carros, em Vicente Pires. Imagens de câmeras de segurança da região mostram o momento em que um motorista engatou a ré e também bateu de propósito em outro carro, que estava parado.

O caso é investigado pela 38ª DP (Vicente Pires) e, segundo informações preliminares, os motoristas dos dois veículos envolvidos, um Fiat Palio e um Volkswagen Voyage, teriam discutido após uma batida que havia acontecido momentos antes.

Os dois brigavam para definir quem deveria assumir a responsabilidade pelo acidente. Depois, enquanto a vítima fotografava a placa do Palio, o motorista do automóvel deu ré e quase atropelou o condutor do Voyage.

Novamente, o criminoso engatou a marcha para trás, na tentativa de atropelar os ocupantes do Voyage, e provocou uma colisão mais violenta, que feriu esposa da vítima.

Assista:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?