metropoles.com

Violência contra idosos no DF: filhos são principais agressores

De acordo com estudo que será divulgado nesta sexta-feira (04/10/2019) pelo TJDFT, as mulheres são as que mais denunciam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
idosa-pixabay
1 de 1 idosa-pixabay - Foto: Pixabay

A 4ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal traz dados revoltantes. Do total de casos registrados nos últimos 10 anos, 57,49% foram vítimas dos próprios filhos. A violência psicológica, que inclui agressões verbais, representa 30,84% do total. E as mulheres são as que mais buscam socorro (62,21% dos atendimentos).

Ceilândia lidera o ranking de cidades com mais denúncias (16,69%). A região administrativa concentra a maior população idosa do DF. O mapa será lançado nesta sexta-feira (04/10/2019), no auditório Sepúlveda Pertence, situado no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. Durante evento aberto ao público, haverá a palestra Envelhecer num Contexto de Desproteção, proferida pelo assistente social e especialista em gerontologia Vicente Faleiros. Os interessados em participar podem fazer sua inscrição no local às 13h30.

O evento terá início às 14h com a composição da mesa de abertura seguida da palestra do professor Faleiros e, às 15h, será apresentado o mapa ao público presente. Após a apresentação, os coordenadores da Central do Idoso e o palestrante responderão a perguntas dos participantes e atenderão à imprensa.

A 4ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal foi feita com base na análise e na compilação dos dados entre os anos de 2008 a 2018 e informações provenientes de diferentes fontes sobre o tema, em especial do Disque Direitos Humanos – Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo federal; do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; e da própria Central Judicial do Idoso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?