metropoles.com

Violência contra idosos aumenta 129% no DF; em 2022, já são 28 vítimas

Dados do Ministério Público mostram que, em 2021, há 156 processos por crimes previstos no Estatuto do Idoso, contra 68 do ano anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ocskaymark, Istock
Mão de pessoa branca idosa
1 de 1 Mão de pessoa branca idosa - Foto: Ocskaymark, Istock

Em um ano, os casos de violência contra idosos aumentou 129% no Distrito Federal. De acordo com o Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa, elaborado pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), em 2021, foram registrados de 156 processos do tipo contra 68 no ano anterior. Em 2019, 39 ocorrências foram protocoladas. Este ano, o painel já soma 28 vítimas e 35 processos que ferem o Estatuto da Pessoa Idosa. A maioria dos casos ocorreu em fevereiro.

Após agredir idosa, homem se esconde em armário para não ser preso

O crime mais recorrente no painel, dentre os previstos no Estatuto, é colocar em perigo a integridade física ou a saúde do idoso, privando a vítima de cuidados ou expondo ela a condições degradantes. Nesse item, também houve crescimento. Em 2021, foram 72 processos, mais do que o dobro dos 27 registrados em 2020.

Entre os crimes notificados em 2022, há ocorrências de estelionato, maus-tratos, ameaça, injúria e furto entre outros.

O portal reúne dados desde 2007. No total, até junho de 2022, o DF registrou 563 processos de violência contra idosos. Destes, 217 resultaram em ações penais e 14 em ações cautelares.

Canais de denúncias

A Procuradoria do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, na sede da CLDF, das 8h às 18h. Fica no terceiro andar, sala 3.37. Os telefones para contato são: 3348-8722/8723.

O grau de dependência do idoso em relação ao agressor pode levá-lo a não denunciar o caso. Por isso, amigos, vizinhos ou quaisquer pessoas que saibam da violência sofrida pelo idoso devem procurar as instituições competentes: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Polícia Militar, Polícia Civil e Disque 100.

Desde 2016, a Polícia Civil do DF tem a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Além de na delegacia especializada, denúncias podem ser feitas no 197 Denúncia On-line, no telefone 197, no e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br e no WhatsApp (61) 98626-1197.

As denúncias de violações de direitos da pessoa idosa também podem ser encaminhadas diretamente para a Promotoria da Pessoa Idosa (Projid), por email (projid@mpdft.mp.br), ou para a Ouvidoria do MPDFT, que também recebe denúncias anônimas por meio de formulário eletrônico ou pelo telefone 0800 644 9500.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?