metropoles.com

Vingador Júnior, antílope do Zoo de Brasília, morre aos 10 anos

Mamífero africano havia passado por cirurgia de catarata e castração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zoológico de Brasília/Reprodução
Antílope Waterbuck
1 de 1 Antílope Waterbuck - Foto: Zoológico de Brasília/Reprodução

O antílope africano Vingador Júnior, originário e típico das savanas e pântanos africanos, morreu no último sábado (9/3), no Jardim Zoológico de Brasília. As causas da morte do animal, que nasceu no zoo da capital e tinha 10 anos, serão investigadas pelos hospitais veterinários da Universidade de Brasília (UnB), pelo de grandes animais e pelo Laboratório de Diagnóstico Patológico Veterinário.

Vingador Júnior era um dos quatro antílopes da espécie waterbuck, todos irmãos. Único exemplar macho do zoo, o mamífero era mantido separado das irmãs, para se evitar reprodução consanguínea. O animal foi diagnosticado com catarata por um especialista em oftalmologia e recebeu indicação para cirurgia, com o objetivo de evitar o agravamento do problema para um glaucoma (aumento da pressão ocular) e cegueira.

O procedimento foi realizado no dia 7 de março pela especialista da UnB que o diagnosticou, com apoio de médicos veterinários do próprio zoo.

Isolado de outros animais da mesma espécie, o zoológico vinha tentando reinserir o antílope ao convívio com as irmãs. Para isso, Vingador Júnior foi castrado. Segundo a instituição, os procedimentos, tanto pré quanto pós-cirúrgicos, ocorreram dentro dos padrões técnicos normais e não havia nenhuma contraindicação para a castração. No entanto, no sábado (9), o animal veio a óbito de forma súbita.

Por meio de nota, o zoológico destacou a necessidade de intervenções médicas realizadas ao longo do ano com o intuito de manter a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos animais cuidados pela fundação.

“A equipe técnica, constituída por médicos veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores, mantém um monitoramento e um acompanhamento constante dos animais para identificar qualquer problema de saúde apresentado. Também conta com uma equipe de médicos veterinários especialistas em diversas áreas que oferecem apoio quando necessário, reafirmando o compromisso institucional com a manutenção e a conservação das espécies”, informou.

Conheça a espécie
Conforme a descrição do animal no catálogo do zoo, o antílope, da espécie Kobus ellipsiprymnus, mede entre 1,77 metros e 2,35 metros e pode pesar mais de 250 quilos. Os machos são maiores do que as fêmeas e possuem na cabeça dois chifres grandes e curvados para frente.

O animal apresenta pelagem grossa, crina no pescoço, com coloração que varia do cinza ao amarronzado e que torna-se mais escura com a idade. Possui listras brancas acima dos olhos e delimitando a região jugular (no pescoço), assim como um círculo de pelos brancos ao redor da cauda.

A principal defesa do waterbuck quando se sente ameaçado por predadores é correr e buscar refúgio na água. Os machos utilizam seus chifres em disputas pelas fêmeas com rivais na época do acasalamento. Apesar de não ser considerado uma espécie ameaçada, este antílope desapareceu de várias regiões devido à caça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?