Vigilantes paralisam atividades em hospitais do DF por falta de pagamento
A categoria cruzou os braços nas primeiras horas desta segunda-feira (14/9). Sindicato diz que não há previsão para o retorno das atividades
atualizado
Compartilhar notícia
Vigilantes da empresa Ipanema, que prestam serviço para os postos de saúde do Distrito Federal, unidades de pronto atendimento (UPAs) e para os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), Brazlândia (HRBraz), Taguatinga (HRT), Samambaia (HRSam), Guará (HRGu), Sobradinho (HRS), Planaltina (HRP) e para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (14/9).
Segundo informações do Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF), no total, 1,5 mil trabalhadores paralisaram as atividades nas primeiras horas do dia pelo atraso do pagamento de agosto, em, aproximadamente, sete dias. “A categoria só vai retornar quando o salário estiver creditado nas contas. Não depende mais de nós. Aguardamos o posicionamento da empresa e do governo. São todos vigilantes que prestam serviço para a Secretária de Saúde”, detalhou o diretor de Comunicação do Sidesv-DF, Gilmar Rodrigues.
Veja imagens da paralisação na manhã desta segunda-feira (14/9):
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também manifestou-se sobre a paralisação nesta manhã. “A orientação é só voltar ao serviço depois que o pagamento estiver na conta. Nas próximas horas, vou fazer contato com o secretário da Fazenda e com a diretora do Fundo de Saúde e dizer que a categoria está parada e não terá vigilantes nos hospitais, enquanto eles não receberem. A paralisação é porque ninguém não suporta mais o descaso dessa empresa com esses trabalhadores e essas trabalhadoras”, explicou.
Segundo o Sindesv-DF, a paralisação é o caminho para pressionar pelo imediato pagamento aos vigilantes da Ipanema, aflitos com os compromissos vencendo e sem ter como manter o sustento de suas famílias. “São profissionais valorosos, que, nesta pandemia da covid-19, arriscam as suas vidas duplamente e merecem respeito, valorização e compromisso por parte da empregadora e dos tomadores de serviço, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados”, informou trecho da nota.
A Secretaria de Saúde informou ao Metrópoles que o pagamento para a Ipanema será realizado até terça-feira (15/9). Já a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.