metropoles.com

Vigilantes de Hospitais do DF entram em greve nesta terça-feira (16/4)

Após meses de salários atrasados e sem benefícios, sindicato dos vigilantes do Distrito Federal decreta greve nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sindesv
Imagem de multidão de pessoas em frente a prédio com cartazes vermelhos anunciando greve. Na placa do prédio: HRP
1 de 1 Imagem de multidão de pessoas em frente a prédio com cartazes vermelhos anunciando greve. Na placa do prédio: HRP - Foto: Divulgação/Sindesv

Hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da saúde pública do Distrito Federal acordaram na manhã desta terça-feira (16/04) com uma multidão de vigilantes em frente às portas, segurando placas e cartazes anunciando o início a greve do setor. O Sindicato de Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF) confirmou o movimento através de ofício entregue à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) nesta segunda-feira (15/4).

4 imagens
Vigilantes fazem greve
1 de 4

Divulgação/Sindesv
2 de 4

Divulgação/Sindesv
3 de 4

Divulgação/Sindesv
4 de 4

Vigilantes fazem greve

Divulgação/Sindesv

A greve teve início às 7h desta terça e atinge o Hospital Materno Infantil de Brasília e estabelecimentos de saúde em Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Samambaia e Brazlândia. Segundo o Sindicato, mais de 1.400 vigilantes aderiram ao movimento. Desses, apenas 100 estão previstos para trabalhar durante a paralisação, para cumprir com o quantitativo mínimo previsto em lei, atuando em locais de maior necessidade, como pontos de pronto-socorro, psiquiatria e maternidade.

Conforme consta no comunicado oficial do sindicato, os profissionais de vigilância empregados pela Ipanema Segurança Ltda. acusam a empresa de não realizar o pagamento de salários e benefícios, como ticket alimentação e férias remuneradas. Ainda segundo a liderança do movimento grevista, as atividades não serão retomadas de forma plena enquanto não houver o pagamento de todas as pendências da empresa com os trabalhadores.

A remuneração básica dos profissionais é de R$ 3,5 mil, inclusa a cobertura por risco de vida, com pagamento de adicional por serviço no horário da noite. Já o valor do ticket alimentação é de, aproximadamente, R$ 700 por mês.

Ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que todos os pagamentos para as empresas estão seguindo “rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos em contrato”, não havendo faturas em atraso.

A Secretaria acrescentou também que este se trata de um problema operacional da empresa e que as ocorrências serão encaminhadas para apuração de responsabilidade e aplicação de sanções previstas em contrato. A pasta ainda destacou que existe a previsão de publicação de um novo edital de licitação para serviço de vigilância  para as próximas semanas.

Já a empresa Ipanema ainda não retornou o contato, mas o espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?