Vigilância sanitária interdita asilo por falta de condições higiênicas
Secretaria de Saúde proibiu o Lar Francisco de Assis de receber novos pacientes até se adequar às condições higiênico-sanitárias necessárias
atualizado
Compartilhar notícia
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal interditou o asilo Lar Francisco de Assis, para idosos, localizado no Núcleo Bandeirante. A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que a interdição vale apenas para casos de novas internações.
A ação ocorreu a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em continuidade a uma ação iniciada em 2021.
O motivo seriam diversas inconformidades encontradas no asilo. As informações serão consolidadas e encaminhadas ao MPDFT, bem como à instituição de acolhimento.
Ainda segundo a SES-DF, a interdição do lar tem relação com a falta de condições higiênico-sanitárias.
Entre elas: presença de baratas; alimentos, medicamentos e produtos para saúde com validade expirada; estrutura física precária e com mofo; terreno irregular; paredes e pisos danificados; falta de acessibilidade; e ausência de licenciamento sanitário.
“A pasta esclarece que, neste momento, a interdição é para novos acessos — não haverá novas internações —, até que o MP e a instituição tomem ciência [da decisão] e providências. Os idosos que se encontram internados não ficarão desabrigados”, completou a pasta.