Vigário diz não descartar montagem em vídeo de padre transando com homem
José Maria foi afastado das atividades paroquiais pela Arquidiocese de Brasília nesta terça-feira (25/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O vigário episcopal e pároco Rafael Souza dos Santos, responsável pelas igrejas de Brasília, afirmou que o caso do padre José Maria, da Paróquia São Camilo de Lellis, na Asa Sul, é investigado internamente. Como revelou o Metrópoles, o padre foi filmado em momentos íntimos que não configuram crime, mas que vão contra os preceitos da Igreja Católica.
De acordo com Santos, ainda não é possível descartar a possibilidade de o vídeo ser uma montagem.
“Vamos averiguar se tem veracidade. Se houver, podemos descartar a possibilidade de o ato ter ocorrido dentro do templo religioso, pois não há sofá no local e nada foi registrado pelas câmeras de segurança”, comentou o vigário.
A parede da sala onde o vídeo foi gravado é de tijolos, assim como a da Paróquia São Camilo.
Assista
As imagens mostram o padre José Maria sentado em um sofá com outro homem. Em um dos vídeos, o sacerdote recebe sexo oral do rapaz e chega a segurar a cabeça dele.
Em outro, o homem já está sem calças e senta no colo do padre, que segura na cintura dele e faz movimentos com o quadril. José Maria foi afastado das atividades paroquiais pela Arquidiocese de Brasília nesta terça-feira (25/4).
O padre alterna entre gemidos, sorrisos e expressões de prazer. As imagens são de dezembro de 2022, como é possível inferir pela reportagem que se ouve ao fundo, sobre a lesão de Gabriel Jesus na Copa do Mundo.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Arquidiocese disse lamentar a situação e convidou a comunidade de São Camilo de Lellis para se “unir em oração neste momento delicado”.
Confira a íntegra da nota da Arquidiocese de Brasília:
“A Arquidiocese de Brasília, na pessoa do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa e dos seus Bispos Auxiliares, ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos na Paróquia São Camilo de Lellis, da Asa Sul, em Brasília-DF, no último dia 22 de abril de 2023, lamenta a situação e dispõe que o padre José Maria dos Santos fique afastado das atividades paroquiais e de outros encargos pastorais a Arquidiocese até que os superiores da Província Camiliana tomem as providências para o devido esclarecimento dos fatos.
Por fim, a Arquidiocese de Brasília reafirma o seu compromisso e zelo para com o Povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade paroquial de São Camilo de Lellis a se unir em oração.
Nada mais para o momento.“