Vídeos. PCDF prende bando especializado em furtar lojas em shoppings no DF
A quadrilha é investigada em pelo menos 60 inquéritos policiais que apuram furtos e roubos qualificado em diversas regiões administrativas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil deflagrou operação na tarde desta quinta-feira (25/06) para desarticular um grupo criminoso especializado em furtar lojas em vários shoppings do DF. O bando é investigado em pelo menos 60 inquéritos que apuram furtos e roubos qualificado em diversas regiões administrativas. Policiais da Divisão de Repressão a Furtos (DRF) cumprem mandados de prisão contra oito integrantes da quadrilha.
De acordo com as apurações da operação Kleftis (ladrão em grego), os suspeitos entraram no radar da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) após o furto a duas filiais de uma rede de lojas, em São Sebastião e no Jardim Botânico, em 23 de abril deste ano. Na ocasião, seis integrantes do bando participaram do crime.
Segundo o delegado da DRF, Fernando Cocito, o grupo criminoso vinha agindo reiteradamente, participando de diversos furtos em comércio, principalmente em shoppings no DF e Entorno.
“Dos oito integrantes, apenas uma mulher é primária e todos os outros possuem diversos antecedentes criminais e há dezenas de inquéritos instaurados contra eles, por dezenas de furtos e roubos qualificados”, disse o delegado.
Confira imagens da operação:
Funções definidas
A PCDF identificou que cada integrante do grupo exercia uma função específica na estrutura organizada pela quadrilha. Havia motoristas, que tinham a obrigação de estacionar nas redondezas dos comércios e shoppings furtados. Em seguida, integrantes do grupo eram responsáveis por selecionar os produtos dentro da loja e também por distrair os funcionários e vendedores, seja entrando na frente e impedindo a visão, ou fingindo comprar e levando-os às seções diversas.
O grupo ainda contava com a ajuda dos responsáveis por carregar os objetos furtados até os carros, além do apoio dos receptadores, responsáveis também por revender os produtos furtados, inclusive pelas redes sociais. Os primeiro cinco integrantes do bando foram presos no último sábado (20) nas cidades de Ceilândia e Samambaia.
Veja como foi:
O grupo foi alvo dos investigadores da DRF sendo preso logo após cometer uma série de furtos em lojas no Shopping Sul, em Valparaíso, no Entorno do DF. Uma das presas nesse sábado vestia a mesma camiseta que usou nos furtos das lojas há dois meses.
Confira fotos que mostram como o bando agia:
De acordo com o delegado Fernando Cocito, um dos presos usava tornozeleira eletrônica, em razão de prisão anterior por furto. “Eram pessoas que tinham excepcional habilidade para a subtração dos objetos, de modo a impedir qualquer percepção. Todos os integrantes do bando eram criminosos contumazes, tanto que uma delas usava tornozeleira eletrônica”, disse.