metropoles.com

Vídeos: grupo fura a quarentena e faz festa em lanchas no Lago Paranoá

Diversas postagens foram feitas no Instagram e, ao ser repreendido por amigos, o dono da conta alegou ser #tbt

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Um grupo de brasilienses furou a quarentena e participou de uma festa com cinco lanchas e diversas motos aquáticas no Lago Paranoá, nesse sábado (16/05). Em meio à pandemia do novo coronavírus, esbanjaram cerveja e postaram vídeos no Instagram. Nas imagens, eles dançavam música sertaneja e, sem máscaras, diziam que continuariam as comemorações mesmo com a forte chuva que caiu na capital do país.

Ao ser repreendido por olhares de amigos, o homem que filmava as festas e postava as gravações nas redes sociais começou a publicar vídeos com a hastag “tbt”, que significa Throwback Thursday, uma expressão em inglês traduzida literalmente como “Quinta-feira do Retorno”, usada para dizer que a foto é de um dia diferente daquele postado. A hashtag passou a ser utilizada às quintas, mas não há regra ou dia para usar um #tbt.

Os vídeos foram encaminhados ao Metrópoles por uma fonte que foi até o local verificar se a festa de fato ocorria. No deck, foram confirmados o encontro de lanchas e as comemorações.

Veja:

Nova festa no domingo

Neste domingo (17/05), nova aglomeração foi gravada em uma lancha atracada no Setor de Clubes Norte. Assim como no sábado, as pessoas consumiam bebidas alcoólicas e não usavam máscaras.

Veja:

Aglomerados, todos os participantes das comemorações estavam sem o item de segurança – ou seja, duas proibições expressas no decreto do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), estabelecido para conter a disseminação do novo coronavírus. O texto prevê multa de R$ 2 mil para quem sair de casa sem máscara em meio à pandemia de Covid-19.

No sábado (16/05), o GDF regulamentou o decreto. Segundo o ato normativo, publicado em edição extra do Diário Oficial, a fiscalização do uso de máscaras será exercida por força-tarefa.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

O grupo será composto pelos seguintes órgãos: DF Legal; Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa); Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Polícia Militar do Distrito Federal; Instituto de Defesa do Consumidor; Departamento de Trânsito do Distrito Federal; Instituto Brasília Ambiental; Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal.

As multas previstas serão aplicadas pelo DF Legal, Divisa e Semob, constando do auto de infração o prazo de 10 dias para apresentação de eventual impugnação junto ao órgão emitente do ato administrativo. As penalidades deverão ser aplicadas em dobro, e de forma cumulativa, se ocorrer reincidência ou infração continuada. O processo administrativo fiscal deve ser instaurado e seguirá o rito do órgão de fiscalização que aplicou a multa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?