Vídeos: chuva, ventos fortes e granizo voltam a assustar brasilienses
Desta vez, os transtornos foram registrados por moradores do Gama, nessa segunda-feira (22/04/19)
atualizado
Compartilhar notícia
Os temporais que atingiram o Distrito Federal no domingo (21/04/19) seguem causando transtornos e estragos. Nessa segunda-feira (22/04/19), moradores do Gama registraram até mesmo chuva de granizo. O volume de água também provocou enxurradas em diferentes pontos da região administrativa. A velocidade dos ventos chegou a 70 km/h.
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi acionado nas últimas 24 horas para atender 22 solicitações de cortes emergenciais de árvores, além de atuar em operações de esgotamento. Segundo a corporação, 13 chamados foram na Asa Norte, sete, no Gama, um, no Lago Sul e um, no Lago Norte.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há possibilidade de chuvas fortes nesta terça-feira (23/04/19). Mas a tendência é que os temporais deem uma trégua aos brasilienses nos próximos dias.
Veja imagens publicadas por moradores do Gama das redes sociais:
Estragos variados
Também nessa segunda, o GDF anunciou que vai interditar, emergencialmente, as tesourinhas do Plano Piloto com risco de alagamento, em caso de temporais. A medida foi anunciada após a tempestade do dia anterior, que atingiu as passagens da 202, 203, 209, 210 e 711 Norte.
Além disso, o governo reativará as equipes de plantão da Novacap para atender as ocorrências de emergência. A médio e longo prazos, o GDF decidiu revisar a licitação para atualizar o sistema de drenagem das chuvas. As ações foram anunciadas durante coletiva de imprensa pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), ao lado de secretários e presidentes de empresas públicas.
Segundo o Executivo, as tesourinhas mais problemáticas são as da 402 Norte, 110 Norte, 109 Norte e 406 Norte. Paco explicou que a interrupção será feita conforme o clima. Em caso de chuva forte, equipes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) serão deslocadas para os pontos. Os agentes irão bloquear o acesso às vias.
No domingo (21/04/19), a tempestade atingiu a capital por volta das 16h. Árvores caíram, tesourinhas ficaram alagadas e a falta de energia atingiu Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul e Santa Maria, entre outras áreas. Por conta do aguaceiro, o Aeroporto Internacional de Brasília passou a operar por instrumentos. Decolagens e voos ficaram suspensos por cerca de 20 minutos. A Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, também ficou fechada por duas horas.
A Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil informou que foi acionada para ao menos sete ocorrências decorrentes dos estragos causados na Zona Central e na Asa Norte. O órgão estima que os ventos chegaram a mais de 70 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 26 milímetros em apenas duas horas de tempestade. No acumulado do mês, já são 292 mm, mais do que o dobro do previsto para abril inteiro.
Segundo a CEB, houve três ocorrências gerais de falta de energia em todo o DF. Às 16h32, uma árvore na rede ocasionou o desligamento do circuito que atende o Lago Sul, com restabelecimento às 2h04. Na Asa Norte, as quadras 211 a 216, 411 a 416 e SGANs 610 a 612 ficaram sem luz das 17h05 às 20h20. Em Santa Maria e no Condomínio Porto Rico, um cabo danificado ocasionou o desligamento do circuito que atende a área, das 16h19 às 18h06.
Veja mais vídeos do temporal no domingo:
Na Asa Norte, uma árvore de grande porte caiu na avenida W3 e deixou o trânsito obstruído por alguns minutos. Veja:
Na 309 Norte, o supermercado Pão de Açúcar ficou parcialmente ilhado. Um vídeo feito por um cliente mostra uma cascata de água caindo sobre palets carregados com caixas de cerveja. Assista:
Cratera
No Setor Bancário Sul, a força da água fez uma cratera abrir no solo, o que resultou em estragos no subsolo de um edifício comercial.
HRAN
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) também foi atingido com a chuva: