Vídeos: chuva forte e com granizo causa alagamentos e prejuízos no DF
Corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores em pelo menos quatro locais do DF por conta das chuvas fortes
atualizado
Compartilhar notícia
Diversas regiões do Distrito Federal registraram chuvas fortes, até mesmo com granizo, durante a tarde desta quarta-feira (16/11). Em vários locais, dada a quantidade de água, houve pontos de alagamento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que registrou quedas de arvores nas regiões do Plano Piloto, Lago Sul, Gama e Ceilândia.
A reportagem recebeu imagens de temporais registrados em algumas cidades. Confira:
Na unidade do Gama da Universidade de Brasília (UnB), a chuva de granizo derrubou a parede de algumas salas. Uma árvore também caiu.
Chuva está acima da média neste mês
Nessa terça (15/11), em apenas duas horas choveu o equivalente a seis dias. A quantidade de chuva registrada na cidade nos primeiros 15 dias de novembro já supera a média esperada.
No Sudoeste, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 104.8mm de chuva somente nessa terça. O Gama atingiu 45.6mm e Brazlândia 21.8mm. O normal é chover 253.8 milímetros no mês. Até essa terça, o DF já havia registrado 301mm de precipitações.
“É um mês chuvoso, mas está chovendo mais que o esperado. O que acontece é que vemos mais ocorrências de árvores caídas, enchentes, falta de luz e casas alagadas. Devemos nos preparar para mais tempestades”, explicou a meteorologista Maiane Araújo.
De acordo com o Inmet, as rajadas de vento podem chegar a 100km/h durante tempestade nesta quarta. A temperatura mínima fica em 17ºC e a máxima em 26ºC. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%.
O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para chuvas intensas na capital federal. O aviso vai até as 10h desta quinta-feira (17/11).