Vídeos. Chuva deixa rastro de destruição no DF. Tem alerta hoje
Mais de 37 mil consumidores ficaram sem energia, construções foram destruídas e árvores arrancadas em Ceilândia e Taguatinga
atualizado
Compartilhar notícia
Chuvas com ventos fortes, raios e granizo causaram muitos transtornos aos moradores da Região Oeste do Distrito Federal, na tarde desse domingo (22/12/2019). Além de Taguatinga, a área engloba Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo e Recanto das Emas. O temporal no primeiro dia de verão derrubou postes e lançou árvores sobre a rede de energia, deixando pelo menos 37 mil consumidores sem luz e 32 postes destruídos.
De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), o problema foi provocado após o desligamento de diversos circuitos das subestações Brazlândia, Ceilândia Sul e Ceilândia Norte. A empresa informa que deslocou as equipes imediatamente para os pontos mais críticos. Pontuou ainda que os funcionários atuaram inclusive durante a madrugada desta segunda-feira (23/12/2019).
A CEB afirma que todas as falhas foram resolvidas. Mas ressalta que, caso algum cliente ainda esteja sem energia, deve registrar novo chamado nos canais de atendimento comercial (116 ou aplicativo para smartphones CEB Distribuição), para que as equipes possam verificar pontualmente o problema.
Foram registrados 17,6 milímetros em apenas duas horas — entre as 14h e as 16h. O suficiente para causar muitos estragos. Carros boiaram e pelo menos uma casa foi destruída, em Ceilândia, assim como a Associação Casa de Apoio à Comunidade de Ceilândia (Acac), localizada na QNN 17.
Veja vídeos com os estragos da chuva:
Veja vídeos publicados pelo Diário de Ceilândia:
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de estado de atenção foi divulgado nesse domingo. Pelo menos até o início da tarde de segunda-feira (23/12/2019), há risco de tempestades.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, frisa o aviso.
O Inmet alerta para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores por causa do risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, assim não é recomendável usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que houve alguns registros de “queda e corte emergencial de árvores, fios elétricos expostos ao chão e alguns pontos alagados, decorrentes da forte chuva na Ceilândia”. Segundo a corporação, até a publicação desta matéria, não havia vítimas feridas.
A Defesa Civil também divulgou um alerta sobre a chuva de granizo. “Ventos fortes e quedas de árvores podem expor fiações elétricas”, avista o texto.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).