Vídeo: vigilante agride paciente em UPA no DF com tapas e chutes
Um vigilante foi flagrado agredindo um paciente que buscava atendimento na UPA de Sobradinho II, na noite dessa segunda-feira (3/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Um paciente em tratamento psiquiátrico que estava na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Sobradinho 2 foi violentamente agredido por um vigilante, na noite dessa segunda-feira (3/6). A vítima havia passado pela triagem e recebido pulseira laranja, que classifica quadros de urgência, quando foi atacada pelo segurança. Testemunhas registraram a ação em vídeo.
Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra o exato momento das agressões. Nas imagens, é possível ver quando o vigilante agarra o homem pela camisa e tenta obrigá-lo a se sentar em uma cadeira. Ao encontrar resistência, o vigilante passa a usar a força, dá um tapa no rosto do paciente e tira o homem da unidade de saúde.
Já do lado de fora, o vigilante prossegue desferindo diversos tapas no rosto da vítima e consegue derrubar o rapaz. Ele chega a dar um chute no homem, que, deitado, cobre o rosto, tentando se proteger.
Outros pacientes que presenciaram o ataque imploram pelo fim da truculência do vigilante, mas não conseguem impedir a ação. As agressões só terminam quando outros funcionários do hospital se aproximam e tentam resolver a situação.
Assista:
De acordo com testemunhas, horas antes, o homem agredido teria sido atendido na UPA, mas recebeu alta e deixou o local. Ao sair da unidade, voltou a passar mal e, ainda com a pulseira laranja, tentou voltar para retomar o atendimento. Foi neste momento que o vigilante partiu para cima do paciente, que pedia por uma medicação.
Após toda a confusão, o homem foi atendido novamente e, segundo testemunhas, recebeu suturas no rosto. Ele teria deixado a UPA e ido à 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), para registrar boletim de ocorrência. O segurança continuou o expediente normalmente.
Procurada pelo Metrópoles, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que foi acionada, mas que a situação teria sido resolvida no local e que ninguém foi detido.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), responsável pela administração das UPAs, disse que o “vigilante já foi afastado e que outras sanções serão adotadas contra ele pela prática desse reprovável ato de brutalidade”.
Leia a nota na íntegra:
“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) informa que no início da noite desta segunda-feira (3/6), por volta das 19h03, ocorreu um incidente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, envolvendo um paciente psiquiátrico, R. S. I.
Após ter recebido atendimento inicial às 14h59 e recebido alta, o paciente retornou às 18h53 alegando tonturas e exigindo a continuidade do atendimento. Orientado a abrir uma nova ficha e aguardar, o paciente se recusou a esperar e invadiu a portaria da UPA, afirmando que não sairia até ser atendido.
Diante dessa situação, os vigilantes de plantão tentaram controlar a situação, pedindo ao paciente que aguardasse seu atendimento. No entanto, a reação mais exacerbada do paciente, resultou na inadmissível conduta do segurança.
O vigilante já foi afastado. Além disso, outras sanções serão adotadas contra ele pela prática desse reprovável ato de brutalidade
Esclarecemos que a situação envolveu um paciente psiquiátrico em crise, e todas as medidas foram tomadas para minimizar os riscos e restaurar a ordem na UPA. A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado.
Estamos colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos e reforçamos nosso compromisso com a humanização e segurança no atendimento em nossas unidades”.