metropoles.com

Vídeo: veja momento em que bolsonaristas invadem Congresso Nacional

Vídeo divulgado pelo jornal estadunidense The New York Times mostra multidão de bolsonaristas ultrapassando as barreiras do Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Especial Metrópoles
Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e destroem parte inferior do gramado, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e destroem parte inferior do gramado, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

Um vídeo divulgado pelo jornal estadunidense The New York Times mostra o momento exato em que uma multidão de bolsonaristas vestidos com bandeiras e camisas verde e amarelo derrubam barreiras e correm em direção ao Congresso Nacional, no domingo (8/1).

Confira:

 

As imagens mostram como eles passaram as barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal. Também é possível observar que enquanto alguns militares permaneceram parados ao lado das viaturas, outros jogaram gás lacrimogêneo nos bolsonaristas.

Os ataques deixaram rastros de destruição nos prédios-sede dos Três Poderes: Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, picharam pilastras e paredes, vandalizaram obras de arte e objetos históricos e espalharam sujeira por toda parte.

Ataques terroristas

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, no domingo (8/1), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Após o ataque, Lula decretou intervenção federal na segurança pública do DF por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O objetivo é frear a depredação que manifestantes bolsonaristas promoveram nos prédios dos Três Poderes.

A lista de pessoas presas nos ataques terroristas chegou a 1.398 nomes, nesta sexta-feira (13), de acordo com a relação divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?