Vídeo: veja atuação de comandante da PMDF no dia do ataque terrorista
Defesa do ex-comandante Fábio Augusto Vieira reiterou que não houve omissão durante invasão e depredação das sedes dos Três Poderes
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens do circuito de câmeras de segurança do Congresso Nacional mostram a atuação do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Fábio Augusto Vieira, preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 10 de janeiro, no âmbito da investigação de eventual omissão ou conivência da chefia da PMDF durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
Na gravação, é possível observar Vieira, vestido de colete amarelo, e outros três policiais em operação para conter os golpistas. Contudo, por estarem em menor número, acabaram superados.
Segundo a defesa do PM, “as imagens corroboraram o depoimento do Cel. Fábio Vieira e revelam o empenho do ex-comandante-geral da PMDF para evitar os atos bárbaros e criminosos”, disse o advogado Thiago Turbay.
Veja a gravação:
“Relatório confirma inocência”
Após relatório divulgado pelo interventor Ricardo Capelli na sexta-feira (27/1), a defesa do ex comandante reiterou que não houve omissão dele durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
“Ao contrário, revela o inequívoco esforço pessoal do então Comandante-Geral para impedir a depredação pública e violações contra o Estado Democrático de Direito e suas Instituições”, afirma a nota da defesa.
O relatório aponta que Vieira foi, pessoalmente, atuar contra os extremistas, mas não foi respeitado pelos subordinados. “Fez apelos que foram ignorados e que não foram atendidos”, ressaltou Cappelli mais cedo, durante a apresentação do relatório.