metropoles.com

Vídeo. Vazamento de esgoto fecha Centro de Assistência Social no DF

Passagem ficou impedida e mau cheiro tomou conta do Cras do Riacho Fundo 2. Atividades foram suspensas na segunda (5/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
esgotocapa
1 de 1 esgotocapa - Foto: null

A entrada do prédio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Riacho Fundo 2 ficou alagada após o vazamento da rede de esgoto, no domingo (4/11). No vídeo, gravado por um servidor, é possível ver o local inundado e dificultando a passagem das pessoas.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do Governo do Distrito Federal (Sindsasc), o atendimento foi suspenso e todos os que trabalham na unidade foram dispensados na segunda-feira (5). Ainda de acordo com os servidores, uma equipe da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) desobstruiu a caixa de esgoto e lavou o gramado com água. Porém, o mau cheiro teria persistido.

O presidente do Sindsasc, Clayton Avelar, diz que o prédio da unidade de atendimento não possui estrutura adequada. “O Cras do Riacho Fundo 2 é a nossa pior unidade em todo o DF. Há alguns anos, o local era utilizado para estocagem de adubo. Lá, não tem divisão interna. Somente a recepção tem divisórias. Não temos isolamento nem vedação acústica para atendimento individualizado aos usuários”, explica.

 

 

Outros problemas
Além da falta de estrutura, servidores e usuários da assistência social no DF se queixam da escassez de segurança e de pessoal. Conforme o Sindsasc, na unidade de Santa Maria, foi registrado um caso de violência no qual pessoas tentaram forçar a entrada pelo portão. Um homem chegou a ameaçar os seguranças com um banco.

O Centro de Convivência (Cecon) da região foi alvo de três assaltos em apenas um mês. Os crimes foram registrados entre fevereiro e março. Em um deles, uma funcionária foi agredida fisicamente durante o dia.

Anteriormente, foram furtados computadores, microondas, impressoras e um botijão de gás. Além disso, o local chegou a ser palco de tiroteios.

2 imagens
Cras ficou alagado por esgoto
1 de 2

Mesmo após limpeza, servidores reclamam de mau cheiro

Material cedido ao Metrópoles
2 de 2

Cras ficou alagado por esgoto

Material cedido ao Metrópoles

Em Samambaia, a situação não é tão diferente. Em 2017, um assalto à mão armada ocorreu no Cras, durante pleno horário de atendimento. Outra questão é a falta de pessoal. Segundo o Sindsasc, são necessários mais 1.500 servidores para atender à demanda.

Procurada, a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.

O Cras é responsável por oferecer serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?