Vídeo: Rafael Prudente diz que chamará concursados da CLDF em 2021
Em entrevista ao Metrópoles, o presidente da Casa afirmou que nomeações de novos servidores devem ocorrer até setembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista ao Metrópoles, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), afirmou que prepara a nomeação de servidores aprovados no último concurso público realizado pela Casa. De acordo com o emedebista, as convocações devem ocorrer até setembro deste ano.
“Fizemos um programa de incentivo à aposentadoria que permitiu que chamássemos mais [concursados]. No mês de julho, agora, a gente deve avançar mais um pouco, também em agosto e setembro, quando devemos encerrar o chamamento dos servidores que passaram, que estudaram tanto. Há muito Pelé e muito Messi que está no banco de reserva, mas esperamos que esse pessoal possa, em breve, ser chamado e possa trabalhar com a gente”, assinalou (confira a partir de 12’).
Prudente disse que não está em discussão a abertura de novo certame. “Na nossa gestão, nós não temos a previsão de fazer novo concurso público. Até porque nós temos muitas pessoas que podem ser chamadas ainda”, frisou.
O presidente da CLDF falou das expectativas para o início das transmissões da TV oficial da Casa. “Essa é uma demanda antiga. Muitas vezes as pessoas criticam o trabalho da Câmara Legislativa, mas não sabem o que a Câmara Legislativa está fazendo”, disse. A previsão, de acordo com Prudente, é que o canal na televisão aberta entre no ar em agosto deste ano.
“As pessoas vão poder acompanhar mais de perto como está trabalhando o seu deputado. Vai saber quais são as ações que nós estamos trabalhando. É uma forma de aproximar a população do poder legislativo”, enfatizou.
Vacinação
Rafael Prudente cobrou a divulgação de um calendário de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal e defendeu o uso de doses ociosas dos imunizantes. “Somos uma das poucos unidades federativas que não soltou um cronograma de vacinação. Eu sei que é difícil de ser feito, mas, creio eu, que é possível. A secretaria tem técnicos com formação suficiente para que se possa prever um cronograma de vacinação das pessoas que ainda não foram imunizadas”, avaliou.
Para o presidente da CLDF, a regularidade com que as vacinas estão sendo repassadas pelo Ministério da Saúde ao Governo do Distrito Federal (GDF) permite que as doses reservadas para a segunda aplicação possam ser utilizadas para ampliar o público beneficiado.
“Em outros estados, a vacinação está um pouco mais avançada porque nós estamos segurando a segunda dose. As entregas do governo federal têm sido semanais, têm tido um cronograma de entregas futuras dentro do esperado. Eu acho que o governo poderia utilizar as doses guardadas para a segunda aplicação para iniciar a imunização de pessoas com idade abaixo de 48 anos”, destacou.
Durante a entrevista, Prudente parabenizou os policiais que atuaram nas buscas por Lázaro Barbosa, no entorno do Distrito Federal, e falou sobre os planos para as eleições 2022 — tanto os seus quanto os do MDB-DF, partido que preside. Confira: