Vídeo: queda de raio provoca incêndio em subestação da CEB no DF
Mais de 76 mil residências ficaram sem energia nessa sexta-feira. Moradores se assustaram com a dimensão das chamas
atualizado
Compartilhar notícia
A queda de um raio provocou um incêndio numa subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) na noite dessa sexta-feira (15/11/2019), em Ceilândia Norte. O fogo, que alcançou grandes proporções, assustou moradores da região do Setor O. Mais de 76 mil residências ficaram sem energia elétrica durante parte da noite e por toda a madrugada. O serviço só foi normalizado às 5h deste sábado (16/11/2019), após a transferência das cargas para outra subestação da CEB.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi chamado por volta das 22h11 para atender à ocorrência de incêndio. Chegando ao local, os bombeiros se depararam com o maquinário da subestação completamente tomado pelo fogo. Imagens que circulam na internet são impressionantes. Apesar do susto, nenhuma residência fica próxima ao local e ninguém precisou de atendimento médico. Foram necessários 30 militares para controlar as chamas.
Em nota, os bombeiros, que atuaram em cinco viaturas da corporação, detalham que foram utilizados extintores de incêndio tipo espuma A e B, que têm como objetivo abafar e resfriar o incêndio.
Nas redes sociais, moradores das proximidades da subestação ficaram assustados. “As chamas estavam tão altas que pensamos que o incêndio era aqui, no comércio da 13/15 do Setor O”, comentou uma internauta em um vídeo publicado na internet. “O cheiro de querosene queimada [sic] se espalhou rápido pelas quadras mais próximas”, disse outro morador da região. “Pelo menos deu para dormir sem barulho de som alto a noite inteira”, comemorou outro.
Confira a nota divulgada pela CEB, na íntegra:
“A CEB informa que ontem, 15/11, por volta das 22h, se iniciou um incêndio na Subestação Ceilândia Norte. Equipes da Companhia e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foram acionados e se dirigiram ao local imediatamente. 76.980 unidades consumidoras ficaram sem energia até que o fogo fosse controlado. Moradores da região relataram que a queda de energia se deu imediatamente após o som de uma descarga atmosférica de grande intensidade. As causas do incêndio só poderão ser de fato confirmadas após a realização de perícia. A energia da região foi restabelecido às 5h da manhã, após a transferência das cargas para outras subestações da CEB.”