Vídeo: PCDF resgata cadelinha que sofria maus-tratos
O caso ocorreu nessa terça-feira (1º/6). A ação é um desdobramento da Operação São Francisco
atualizado
Compartilhar notícia
Policiais da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) resgataram uma cachorrinha que sofria maus-tratos, em um condomínio localizado na Rua 12 de Vicente Pires. O caso ocorreu na terça-feira (1º/6). A ação é um desdobramento da Operação São Francisco.
O crime foi registrado por câmeras de segurança no domingo (30/5). Os policiais tiveram acesso ao vídeo por meio da advogada Ana Paula Vasconcelos, presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-DF.
Os investigadores foram até o endereço e conseguiram resgatar o animal, que será submetido a exames médicos veterinários e ficará aos cuidados da advogada. A cachorrinha deve permanecer em lar provisório até decisão judicial.
Por não se tratar de situação de flagrante, o autor do crime não foi preso. Contudo, instaurou-se um inquérito policial para apurar os fatos. O homem acabou indiciado pelo crime de maus-tratos. Caso condenado, o acusado pode cumprir de dois a cinco anos de prisão, e perder a custódia do animal.
Segundo a PCDF, o autor ainda não prestou declarações, pois não estava em casa no momento do resgate do animal. O acusado será intimado para interrogatório nos próximos dias.
Reincidente
Após o resgate do animal, ficou constatado que o síndico do condomínio, na noite anterior à da ação policial, cumprindo nova legislação distrital, havia registrado ocorrência. “A PCDF também havia recebido uma denúncia anônima informando tal situação”, explicou o delegado-chefe da 38ª DP, João de Ataliba Neto.
Ambos os registros informavam que não se tratava de fato isolado, ou seja, o autor havia agredido a cadelinha em outras oportunidades. Tais informações também serão apuradas e servirão para a determinação da pena aplicada ao autor, em caso de condenação.